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Moraes quebra sigilo do áudio de Bolsonaro e Ramagem sobre “rachadinhas”

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Moraes quebra sigilo do áudio de Bolsonaro e Ramagem sobre “rachadinhas”
Redação GPS

Moraes quebra sigilo do áudio de Bolsonaro e Ramagem sobre “rachadinhas”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ( STF ), tornou público nesta segunda-feira (15/7) um áudio que coloca em evidência um suposto plano articulado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para proteger o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP) de investigações relacionadas a um esquema de rachadinhas.

Na gravação, Bolsonaro conversa com o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, hoje deputado federal, sobre estratégias para blindar o filho.

De acordo com a Polícia Federal, que teve acesso à gravação durante as investigações da chamada “Abin paralela”, o áudio revela Ramagem sugerindo a abertura de procedimentos administrativos contra auditores fiscais que estavam investigando Flávio Bolsonaro, com o intuito de anular as investigações. Bolsonaro teria concordado com a proposta, que posteriormente resultou no arquivamento do processo contra o senador em 2022.

Para a PF, a gravação de 1 hora e 8 minutos é incriminatória e aponta para a atuação de Ramagem na tentativa de interferir no andamento das investigações.

Neste áudio, é possível identificar a atuação do Alexandre Ramagem indicando, em suma, que seria necessário a instauração de procedimento administrativo contra os auditores da Receita com o objetivo de anular a investigação, bem como retirar alguns auditores de seus respectivos cargos, conforme registrou a investigação da Polícia Federal.

As suspeitas de envolvimento de Flávio Bolsonaro em um esquema de rachadinhas surgiram no final de 2018, quando um relatório do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou movimentações suspeitas de recursos por parte de Fabrício Queiroz, ex-funcionário do gabinete do senador na Alerj.

Queiroz é apontado pelo Ministério Público como o operador do esquema, responsável por gerenciar a contratação de funcionários fantasmas, o recolhimento dos salários e o repasse desses valores ao filho do presidente.

Segundo os promotores, o dinheiro desviado era utilizado por Queiroz para pagar contas da família de Flávio, como boletos do plano de saúde ou mensalidades escolares das filhas do senador. Além disso, parte dos recursos era lavada por meio de investimentos em imóveis e uma loja de chocolate que o senador possuía em um shopping no Rio de Janeiro.

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Fonte: Nacional

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

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Fonte: Nacional

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