Após uma grande luta de 245 dias de internação, Lucenis Maciel Nabau, de 42 anos, recebeu alta do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho. O paciente, que entrou na unidade em estado crítico, passou por cirurgia plástica e teve uma recuperação bastante lenta devido ao estado avançado de enfermidade causado por uma osteomielite sacral crônica que vinha enfrentando. Lucenis era o paciente mais antigo da unidade.
Lucenis, que é cadeirante há mais de 20 anos, conta que em abril de 2023 sua cadeira quebrou, ele acabou se ferindo e quebrando a bacia. Ele foi levado para a UPA, onde ficou internado por três meses aguardando ser transferido pelo Estado para o Pronto Socorro de Cuiabá (PSMC). Após conseguir ser operado, Lucenis ficou três meses internado no PSMC e, após receber alta, já em casa, teve complicações no pós-operatório, onde a operação se abriu e acabou infeccionando. Necessitando ser internado novamente, ele foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia, mas a unidade não oferecia a especialidade que ele necessitava. Somente em novembro de 2023, Lucenis conseguiu ser transferido para o HMC.
“Esse paciente chegou transferido de outra unidade para o tratamento de uma lesão por pressão que ele tinha na região sacral. A equipe deu início ao tratamento da infecção da ferida, para posteriormente passar por cirurgia. Foi um processo lento, mas felizmente ele hoje deixa a unidade sem nenhum risco e sem uma infecção pós-cirúrgica”, afirma Débora Chaves, gerente de áreas abertas do HMC.
“Quando eu vim transferido para cá, minha situação era muito triste, eu estava sofrendo muito. Estava com osteomielite no osso sacral, já estava necrosando, estava bem feio. Aqui a equipe médica começou o tratamento, tratou a infecção que foi um processo doloroso e lento, mas enfim vencemos, e graças a Deus fiz a cirurgia para fechar o ‘buraco’, que foi um sucesso”, comemora o paciente.
Lucenis falou ainda de sua gratidão por toda a equipe, pela qualidade e esforço do serviço prestado dentro do hospital por todos os servidores durante esses 245 dias. “Gostaria de deixar meus agradecimentos de coração, pois se não fossem eles (servidores do HMC), eu não teria vencido essa batalha que durou mais de um ano. Agradeço pelo atendimento de excelência que recebi nesta unidade pública; um atendimento desses é coisa rara hoje em dia”, concluiu o paciente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT