Connect with us

MATO GROSSO

Repercussão: presidentes de câmaras destacam papel do Interage TCE para efetividade da gestão pública

Publicado

em

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Inteiramente voltado ao legislativo municipal, o primeiro Interage TCE de 2023 entrou para a história ao reunir presidentes de câmaras e vereadores de mais de 120 cidades mato-grossenses. Ao longo da quinta-feira (23), o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentou projetos, ofereceu palestras e ouviu as principais dificuldades dos participantes. O sucesso de público e engajamento se confirmou pela satisfação dos presentes.

Considerando a recente renovação das mesas diretoras para o biênio 2023/24, a programação contou com orientações sobre temas como a prestação de contas, pagamento de férias, décimo terceiro e verba indenizatória. É assim que, segundo o presidente da Corte de Contas, José Carlos Novelli, os erros serão reduzidos e as ações da gestão pública ganharão efetividade.

“O Interage veio para ficar. Estou no Tribunal há 22 anos e nunca participei de um diálogo assim, para que o gestor possa fazer de forma correta, seguindo a legislação e os princípios constitucionais, prestando serviços de qualidade ao cidadão. Este foi um dia histórico, no qual mostramos a importância dos legislativos na melhoria da administração e dos serviços prestados ao cidadão”, afirmou o conselheiro.

A fala foi endossada pelos presidentes das câmaras de Porto Alegre do Norte, Aldenor Lima, e de Nobres, Zilmai Pereira. “Muitas vezes erramos por desconhecimento, então o TCE está dando a oportunidade de melhorarmos a gestão. Quem ganha com isso é a população”, disse ele. “Buscamos fazer tudo do jeito certo, para que amanhã ou depois a gente não sofra com os erros”, pontuou a parlamentar.

Em parceria com a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), esta edição do Interage abrangeu a maior classe política do estado, formada por 1400 representantes. De acordo com o presidente da instituição, Bruno Rios, ao olhar para o setor, o TCE-MT se consolida como agente fundamental na superação de um dos maiores desafios dos parlamentares: a capacitação.

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

“A maioria deles chega à câmara sem conhecimento prévio sobre leis orçamentárias ou sobre como fiscalizar e como legislar. Essa preocupação dos vereadores em virem aqui adquirir conhecimento demonstra sua preocupação com o erário público. O TCE está nos auxiliando muito no nosso trabalho de representar o povo. Agradeço especialmente ao presidente, que de pronto atendeu nosso pedido”, afirmou.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Francisco Carlos Amorim Silveira, o Chico 2000, destacou as constantes mudanças na legislação. “Agora estamos lidando com a Nova Lei de Licitações, mas temos diversos outros temas emblemáticos, que precisam ser tratados de perto. Ao estarmos qualificados para fazer a nossa gestão, nós também estaremos qualificados para fiscalizar a gestão do prefeito.”

Por sua vez, o deputado estadual Diego Guimarães, que já foi vereador, chamou a atenção para os reflexos do Interage TCE no papel do parlamentar municipal, o primeiro a receber as demandas da população e responsável por buscar soluções imediatas. “Cabe ao vereador reivindicar melhorias para a qualidade de vida do cidadão. Todo e qualquer orientação que possa auxiliá-los é fundamental.”

Compartilhamento de informações

As dimensões do estado também reforçam a relevância do encontro, já que, muitas vezes, as distâncias dificultam ou impedem o acesso de parlamentares a outros meios de capacitação. Foi o que explicou a presidente da Câmara de Aripuanã, a 1000 km de Cuiabá, Sineia Roque. “Vejo que o Tribunal está de portas abertas para ajudar a fazermos um excelente trabalho, tirando dúvidas e buscando informação.”

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

No mesmo sentido se pronunciaram Fabiano Aurélio Ribeiro e Sandy Mainardes, presidente das câmaras de Juína (745 km de Cuiabá) e Juara (693 de Cuiabá), respectivamente. “Por isso fazemos esse esforço, é o momento quando o gestor toma conhecimento sobre o que pode e o que não pode ser feito”, contou ele. “Mais que punição, precisamos de auxílio no desenvolvimento das nossas atividades”, reforçou ela.

Já o presidente da Câmara de Apiacás (956 km de Cuiabá), Valdomiro Bernardes, contou que esta foi sua primeira participação em um evento do Tribunal como presidente do legislativo. O conhecimento adquirido será agora transferido aos demais parlamentares. “Nós recebemos muitas cobranças e temos muitas dúvidas. Tudo o que foi discutido aqui será passado para os nossos companheiros, para que eles procedam da maneira correta.”

Programação

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Lançado em 2022, o Interage TCE privilegia o diálogo aberto e franco entre fiscalizador e fiscalizado, reforçando uma das principais metas da gestão de José Carlos Novelli: a aproximação entre Tribunal e os municípios. Para isso, a programação desta edição privilegiou temas como a prestação de contas do Poder Legislativo, incluindo encargos previdenciários, subsídios, despesas com pessoal e sessões extraordinárias.

 Ao longo do dia foram compartilhados ainda os produtos e informações das unidades do TCE-MT que possuem um canal direto com a administração pública municipal, tais como o Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), da Secretaria Executiva de Apoio Parlamentar e Institucional (SEAPI), do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC-MT) e do Programa de Capacitação da Gestão Pública (Esc).

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora