Connect with us

BRASIL

Estudante do DF é finalista em concurso de estilistas

Publicado

em

Estudante do DF é finalista em concurso de estilistas
Emanuelly Fernandes

Estudante do DF é finalista em concurso de estilistas

Júlia Theophilo, de 22 anos, estudante de Tecnologia em Design de Moda no Instituto Federal de Brasília (IFB), conquistou um lugar na final do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, superando mais de mil concorrentes de todo o Brasil. Esse concurso, promovido pelo movimento Sou de Algodão em parceria com a Casa de Criadores, busca incentivar a moda sustentável e o consumo consciente, oferecendo uma plataforma para novos talentos exibirem sua criatividade.

O movimento Sou de Algodão é conhecido por estimular práticas responsáveis na moda, enquanto a Casa de Criadores é um dos principais eventos de moda autoral do País. Este concurso já revelou designers como Mateus Cardoso, Dario Mittmann, Rodrigo Evangelista e Guilherme Dutra, proporcionando aos estudantes de moda uma oportunidade de expressar sua criatividade.

No Distrito Federal, uma parceria entre o Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindiveste-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) tem sido fundamental para o interesse crescente dos alunos em participar de concursos como este. O Sindiveste conectou instituições de ensino ao Senai-DF, oferecendo infraestrutura e mentores técnicos para os estudantes inscritos no Desafio.

Walquíria Aires, presidente do Sindiveste, destaca a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento profissional dos alunos, proporcionando visibilidade no mercado e uma compreensão aprofundada da dinâmica da moda.

“A experiência de conhecer outros talentos, ter visibilidade no mercado nacional e entender a dinâmica da moda enriquece a experiência do aluno. Temos bons designers na cidade. Pessoas com muita capacidade criativa, mas que precisam entender os processos do setor. Concursos como o Desafio Sou de Algodão, mostram em detalhes como se dá tudo isso”, observa Walquíria Aires.

O concurso

As inscrições para a 3ª edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores foram encerradas em abril, com um total de 960 trabalhos inscritos por mais de 1.130 estudantes de 116 instituições de ensino em todo o Brasil. Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão, ressalta o crescimento do interesse pelo algodão entre os estudantes de moda.

As inscrições para a 3ª edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores foram encerradas em abril, com um total de 960 trabalhos inscritos por mais de 1.130 estudantes de 116 instituições de ensino em todo o Brasil. Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão, ressalta o crescimento do interesse pelo algodão entre os estudantes de moda.

“Essa é a oportunidade de os estudantes demonstrarem toda a sua criatividade. Esse ano, o número total de inscrições e de trabalhos completos superou as duas primeiras edições juntas. Esse recorde comprova como o algodão tem se tornado cada vez mais popular entre os estudantes de moda”, avalia Silmara Ferraresi,

Para Júlia Theophilo, ser finalista é uma realização. “Estou muito feliz com a participação neste concurso, acredito que ele impulsiona criativamente e profissionalmente nós estudantes e futuros designers. Tenho um carinho muito grande pela minha coleção, pois é muito pessoal para mim. Ela mostra um pouco da minha vivência com a escoliose, o que foi algo que muitas vezes me trouxe inseguranças, desconfortos, dores e vergonha”, confessa.

Agora, Júlia deverá produzir todas as peças de sua coleção para apresentá-las no desfile da 55ª edição do evento Casa de Criadores, que acontecerá em novembro, em São Paulo.

Os três melhores projetos serão escolhidos durante os desfiles e anunciados no mesmo dia, com os vencedores garantidos no line-up oficial da 56ª edição da Casa de Criadores , prevista para o primeiro semestre de 2025. Além disso, o movimento Sou de Algodão oferecerá um prêmio de até R$ 30 mil para o desenvolvimento da coleção vencedora, incluindo criação, produção, casting e beleza do desfile.

The post Estudante do DF é finalista em concurso de estilistas first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora