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MATO GROSSO

Governo de MT constrói maior ponte de concreto da Transpantaneira

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O Governo de Mato Grosso está construindo a maior ponte de concreto da rodovia Transpantaneira (MT-060), principal rota de acesso ao Pantanal mato-grossense. Com 120 metros de extensão, a ponte sobre o Rio Figueira faz parte do trabalho da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para eliminar todas as pontes de madeira da estrada parque.

O investimento realizado pela Sinfra-MT é de R$ 5,5 milhões. Atualmente, a ponte está na fase de construção da superestrutura, com o lançamento de vigas. Elas ficam na base da pista de rolamento, por onde os carros passarão após a conclusão da obra, prevista para o último trimestre deste ano.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, lembra que as obras na Transpantaneira só podem ser realizadas durante o período da seca. Isso ocorre porque a ponte de concreto precisa ser construída no exato local onde está a ponte de madeira, não podendo ser construída ao lado, como ocorre em outras estradas.

Por isso, apenas durante a seca é possível fazer os desvios necessários para a realização das obras.

A Sinfra-MT também trabalha na substituição de pontes menores por aduelas de concreto, estruturas que permitem a passagem de água por baixo da rodovia. Até o fim deste ano o Governo chegará a 32 estruturas de madeira trocadas por aduelas de concreto.

“Esse é um investimento que vai fortalecer o turismo na Transpantaneira, porque vai acabar a insegurança com as pontes de madeira. Eliminando as pontes de madeira nós também vamos ter uma economia de gastos e preservação do meio ambiente. Isso porque as pontes da transpantaneira precisam ser reformadas praticamente todos os anos, o que gera um custo financeiro e também a necessidade de derrubar árvores para a reforma”, explica o secretário.

A rodovia Transpantaneira tem 137 quilômetros de extensão, desde Poconé até o Porto Jofre, na divisa com Mato Grosso do Sul.

Em 2019 eram 128 pontes na estrada, sendo que 88 delas eram de madeira.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

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A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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