Há 27 anos, o diretor artístico André Hidalgo deu vida à Casa de Criadores (CdC), um evento dedicado à moda autoral. Desde o seu início, o projeto costuma lançar provocações para o ramo no Brasil. Para este ano, Hidalgo, junto aos conselheiros Dudu Bertholini, Eduardo Araújo Silva e Neon Cunha propõem a questão “Qual o sentido da moda?”.
Entre os dias 26 e 30 de julho, a Casa dos Criadores lança o convite à percepção de como a moda age de fato e de como poderia agir para mover estruturas, à tomada de consciência e, assim, à catarse.
No dia de abertura, o público irá testemunhar o desfile do estilista paulistano Alexandre Herchcovitch com sua marca.
A CdC volta a se espalhar pelo centro de São Paulo, partindo do Vale do Anhangabaú para outros pontos icônicos do entorno como o Viaduto do Chá, a Praça Ramos de Azevedo, a Biblioteca Mário de Andrade e a Galeria Prestes Maia.
A presença do movimento num espaço de circulação tão amplo afirma sua força em manifestar a expressão cultural que a cidade pulsa.
“Para nós, é um orgulho imenso poder sediar este evento tão importante dedicado à moda autoral brasileira e também impulsionar novos talentos, como é a Casa de Criadores. Poder unir o melhor da moda com a beleza dos locais icônicos do centro de São Paulo, localizados no Vale do Anhangabaú, é algo único, pois isso transborda a arte que a moda e a arquitetura urbana oferecem”, afirma Gustavo Fioretto Torres, diretor do Novo Anhangabaú.
Serviço
Evento: Abertura: desfile Herchcovitch;Alexandre
Data: Dia 24 de julho de 2024, quarta-feira, às 11h30
Local: Galeria Prestes Maia, Salão Almeida Júnior – Pça do Patriarca, n. 2, Sé, CEP 01.002-010, São Paulo – SP
Pontos de Chegada/Acesso: Desembarque de carros, Banca Sironi. Metrô, entrada pela Estação Anhangabaú.
Evento:Programação: desfiles line-up Casa de Criadores 54
Data: De 26 a 30 de julho de 2024
Local: Vale do Anhangabaú e arredores
Pontos de Chegada/Acesso: Desembarque de carros, Banca Sironi. Metrô, acesso pela Estação Anhangabaú.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.