Connect with us

MATO GROSSO

MT oferece primeiro curso técnico de Cuidador de Alunos com Deficiência do país

Publicado

em

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT) oferta o 1º curso de formação técnica em Serviços de Apoio a Pessoas com Deficiência no Ambiente Escolar. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (15.07).

Com duração de 10 meses, serão disponibilizadas 600 vagas do curso para formar profissionais na prestação de suporte adequado a pessoas com diferentes tipos de deficiência no ambiente escolar.

O curso também visa capacitar os profissionais em estratégias de inclusão que garantem aos estudantes um acesso pleno à educação, abrindo novas oportunidades de carreira para educadores interessados em trabalhar na área da inclusão educacional.

Magnum da Conceição e Silva, coordenador Pedagógico do projeto, ressalta a importância da iniciativa para a sociedade.

“O curso técnico irá fortalecer a inclusão e a educação de qualidade, além de atender a uma demanda específico do mercado. É uma medida estratégica e humanitária que pode trazer benefícios significativos a longo prazo para a sociedade como um todo”, afirma o coordenador.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, explica que este é um marco na história da educação profissional e também na promoção da inclusão social em Mato Grosso.

“Sabemos que a inclusão é um direito fundamental e que a educação desempenha um papel importante na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Com a oferta deste curso, estamos capacitando profissionais que serão essenciais para o suporte e desenvolvimento de alunos com deficiência, garantindo que esses estudantes recebam o apoio necessário para prosperar academicamente e socialmente. Além de formar profissionais altamente qualificados, este curso também reforça nosso compromisso com a inclusão social”, reforça o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Robô de Informações da Corregedoria (RIC) será implantado para agilizar análise de processos

Publicado

em

Por

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) começará a primeira fase de implantação do Robô de Informações da Corregedoria (RIC), uma automação que certificará nos novos processos a existência de outras ações com as mesmas partes envolvidas.
 
O projeto, que nasceu de uma demanda da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso (CGJ) e teve o apoio do InovaJusMT, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Coordenadoria Judiciária para sua implementação, promete emitir certidões em até 10 minutos após a distribuição da ação no PJe, facilitando a análise de litispendência, prevenção e coisa julgada.
 
Um acordo de cooperação entre o TJMT e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) foi fundamental para possibilitar essa inovação, já que o RIC foi desenvolvido pela Corregedoria do TJPI.
 
Em visita técnica ao TJPI, o desembargador Lídio Modesto, a desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves, a juíza auxiliar da presidência e coordenadora do InovaJusMT,  Viviane Brito Rebello, e o gestor de projetos de inovação, Nestor José Comachio Junior, avaliaram a tecnologia, que chega para aprimorar a eficiência no sistema judiciário.
 
Lídio Modesto afirmou que o corregedor-geral de justiça, Des. Juvenal Pereira e a presidente do TJMT, Desa. Clarisse Claudino da Silva, não mediram esforços para firmar o Termo de Cooperação e trazer o robô para o nosso Tribunal.
 
“Trata-se de mais um marco para a modernização tecnológica do nosso Judiciário. O robô é concebido com tecnologia que será uma poderosa aliada para tornar nossos processos mais céleres e precisos, pois possui funcionalidades inovadoras capazes de prevenir erros e acelerar procedimentos. Entregar essas inovações para nossos servidores e magistrados é mais um fruto do trabalho de nossa administração que está sempre em busca da excelência e da eficiência em nossos serviços prestados aos cidadãos,” afirmou o desembargador Lídio Modesto, que integra duas Comissões de Tecnologia do TJMT.
 
A implantação da ferramenta exige adaptações técnicas e, portanto, suas diversas funcionalidades serão implementadas gradualmente no PJe do TJMT.
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora