Connect with us

Cuiabá

Aquece Cuiabá destina 200 cobertores à população da região do Sucuri

Publicado

em

Mais de 200 unidades de cobertores foram entregues à população do distrito do Sucuri e Residencial Sucuri, nesta quarta-feira (10), durante a blitz da campanha Aquece Cuiabá, coordenada pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama e profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

A campanha, realizada desde 2017, já entregou mais de 70 mil cobertores para a população em vulnerabilidade social, seja por meio de entidades sociais, líderes comunitários ou grupos organizados apontados pela Casa de Conselhos.

“O núcleo da primeira-dama recebe solicitações de presidentes de bairros, grupos organizados e instituições sociais pedindo cobertores para as comunidades. São pessoas que, nessa época de frio, não têm condições de comprar um agasalho e buscam ajuda na campanha”, frisou Débora Ramos, coordenadora do núcleo.

A região do Sucuri possui mais de 6 mil residentes e, somente no Residencial Sucuri, são mais de 1 mil pessoas. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Residencial Sucuri, Kelly de Souza, os cobertores chegam para suprir a necessidade de muitos moradores.

“Nós temos muitas pessoas carentes que estão precisando desse cobertor. A frente fria chega de repente e elas não têm como se proteger. Vai ajudar bastante. São muitas famílias necessitadas que não possuem sequer um agasalho”, disse.

Nos últimos dias, quando foram registradas quedas na temperatura, cerca de 700 cobertores foram distribuídos também à população de rua.

Esta ação ocorre todas as noites durante frentes frias, devido às condições das ruas que inviabilizam o armazenamento e o cuidado com os cobertores, tornando-os praticamente descartáveis.

Ao todo, somente este ano foram entregues mais de 1,5 mil unidades de cobertores da campanha Aquece Cuiabá, distribuídos pela Prefeitura de Cuiabá para fins sociais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora