Connect with us

Cuiabá

Projeto eMulti promove ‘Arraiá dos Idosos’ na UBS do Residencial Coxipó com direito a casamento caipira

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Superintendência de Atenção Primária e a equipe do eMulti que atende a regional Sul, realizaram na manhã desta terça-feira (9), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Coxipó II, o ‘Arraiá dos Idosos’. O evento reuniu os participantes da melhor idade que fazem parte do projeto. Os servidores da unidade também se dedicaram à organização da ação, que teve uma quadrilha pra lá de animada e até o tradicional casamento caipira.

A educadora física Tanuzia Figueiredo explica que as atividades são realizadas em conjunto pelos servidores da unidade e pelos agentes de saúde de cada região. “Entre as ações de saúde previstas no cronograma, realizamos passeios, eventos de descontração e confraternizações de final de ano. Esta equipe também atende à região do Tijucal, Osmar Cabral, Santa Laura, Jardim Liberdade e Fortaleza”, explica a educadora.

O grupo, formado no início do ano, tem um recesso de 15 dias agora em julho e retorna com as atividades ainda no final do mês. Os pacientes são selecionados com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atendem as regiões e fazem essa seleção direta com cada participante, sendo que a maioria deles são hipertensos, diabéticos e fumantes, e já recebem tratamento de saúde na unidade. O grupo trata também casos de pacientes com ansiedade.

“Cada integrante do projeto participa ainda de oficinas e atividades que fazem parte do tratamento conforme a necessidade de cada um. As reuniões acontecem semanalmente em cada unidade. Além de exercícios laborais, os pacientes participam de atividades físicas ao ar livre, o que também serve de incentivo para o convívio social”, enfatiza a educadora.

A grande atração do evento foi a noiva da quadrilha, que atua como agente de saúde na região há mais de 27 anos, Dona Carmem de Fátima Dias, de 63 anos, que liderou a dança e garantiu a diversão da festa. “A melhor parte da saúde é sorrir, brincar, e incentivar as pessoas. A alegria nos traz a cura, por isso nosso trabalho é tão importante, assim como o desenvolvimento de ações como essas. E uma coisa que me deixa feliz é ver as pessoas se divertindo. Todos são super participativos; além de agente, também sou paciente, e a gente se sente até com mais vitalidade depois de uma manhã como essa”, afirma Dona Carmem, que apesar da idade esbanja energia.

O secretário adjunto da Atenção Primária, Zé Ricardo, destacou o compromisso da gestão em humanizar e aperfeiçoar os atendimentos disponibilizados pela rede, tornando-os cada vez mais atrativos e acolhedores aos pacientes. “Ações como essas nos fazem ter certeza de que estamos realizando um trabalho eficiente, humano e eficaz em toda a rede de atenção primária, que trabalha para a prevenção de doenças e a promoção da saúde pública de nossa capital”, conclui.

O projeto eMulti consiste em equipes compostas por profissionais de saúde de diversas áreas do conhecimento e categorias profissionais. Elas operam de maneira complementar e integrada às outras equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde. Essas equipes trabalham juntas e são responsáveis pela mesma população e território, fortalecendo as articulações com outros equipamentos de saúde e setores como educação, serviço social, cultura, lazer e esporte.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora