O Funn Festival 2024, um dos maiores festivais de inverno do Brasil, encerrou sua edição com números expressivos. O evento contou com um investimento de R$30 milhões, mais de 100 artistas em mais de 180 horas de shows, empregando direta e indiretamente mais de mil pessoas por dia. Foram mais de 20 toneladas de alimentos arrecadadas e o lixo gerado foi corretamente destinado por cooperativa especializada. O palco deste ano teve 76 metros de comprimento, 20 metros de profundidade, 21 metros de altura, 307 metros quadrados de LED e 2 mil metros de estrutura metálica, com cenografia inflável importada e fornecedores de seis estados. Em oito semanas, mais de 300 mil pessoas passaram pela Terra do Nunca, na Praça das Fontes, no Parque da Cidade, em Brasília.
Sustentabilidade Ambiental
O Funn Festival 2024 adotou várias medidas para reduzir seu impacto ambiental. A coleta seletiva desviou mais de 60 toneladas de recicláveis dos aterros, representando quase 70% dos resíduos gerados. O festival também promoveu práticas de agrofloresta e compensação de carbono, realizando um workshop sobre sustentabilidade e agroflorestas, seguido de um mutirão para plantio de mudas e muvucas de semente em um espaço agroflorestal no Parkway. Sementes também foram distribuídas ao público de forma simbólica para marcar a iniciativa
Responsabilidade Social
O festival promoveu o projeto “Empresa Responsável Comunidade + Segura”, capacitando 40 colaboradores para proteger e acolher mulheres em situações de violência. Durante o festival, nenhum caso de violência foi registrado. Em colaboração com os Correios e o governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento arrecadou alimentos e doações para as vítimas das enchentes. O festival também promoveu o Rio Grande do Sul como destino turístico, destacando sua cultura local com apresentações de danças típicas, vídeos institucionais e experiências gastronômicas.
Governança
A governança no Funn Festival foi reforçada através de treinamentos e capacitações para todos os colaboradores. Workshops sobre violência contra a mulher, boas práticas do festival e sustentabilidade foram oferecidos. O ingresso “meia entrada social” permitiu a inclusão de participantes através da doação de alimentos não perecíveis, combatendo a fome e apoiando comunidades carentes.
Impacto na Comunidade
Mais de mil crianças de abrigo ou em situação de vulnerabilidade participaram de ações sociais no complexo infantil do festival. A iniciativa, promovida pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, ofereceu uma manhã de brincadeiras e diversão, reforçando o compromisso do festival com a democratização do acesso ao lazer e à cultura.
Solidariedade em Ação
A campanha Solidariedade Salva arrecadou alimentos para famílias necessitadas. O projeto “Por Um Sorriso” proporcionou momentos especiais para crianças de abrigos e projetos sociais, oferecendo atividades recreativas e alimentação. A iniciativa “Um Novo Destino” destacou a cultura gaúcha e incentivou doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Pedro Henrique Caetano, organizador do festival, afirmou: “O Funn Festival 2024 foi um sucesso em todos os aspectos. Conseguimos não só entreter, mas também promover ações sociais e ambientais que beneficiaram milhares de pessoas e o meio ambiente. Este é um modelo que queremos replicar e expandir nas próximas edições.”
Caetano ressaltou que o evento contou com o apoio e patrocínio de diversas instituições, destacando-se a Caixa Econômica Federal, Correios, Governo Federal, Governo do Distrito Federal e Spaten, além de inúmeros parceiros que contribuíram para o sucesso do festival.
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.