A Polícia Civil inaugurou, nesta sexta-feira (05.07), as instalações da nova Delegacia de Polícia de Campo Novo do Parecis. O prédio novo, construído em uma área de mais de mil metros quadrados, é mais uma delegacia padrão de referência no interior do estado.
Com 650 m² de área construída, a delegacia conta com layout moderno, dentro dos padrões da nova identidade visual da Polícia Civil.
A estrutura conta com todos os ambientes climatizados, recepção informatizada, salas amplas, espaço para atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência, quatro celas construídas atendendo os parâmetros normativos atuais, em corredor isolado e protegido por grades, amplo estacionamento para viaturas e pátio para veículos apreendidos.
O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal, que também investiu no custeio das obras. Parte do mobiliário foi adquirido com recursos oriundos da Câmara Municipal de Vereadores e outra parte disponibilizada pelo Estado, por meio da Diretoria de Execução Estratégica da Polícia Civil.
Para o delegado de Campo Novo do Parecis, Alexandre Segreto dos Anjos, inaugurar a delegacia é um marco, uma vitória na luta pelo fortalecimento da segurança pública da cidade. “Há muito tempo, a comunidade e os policiais mereciam uma estrutura moderna e bem equipada. Para quem conheceu a antiga sede, pode atestar o tamanho do passo que estamos dando hoje”, destacou.
O delegado-geral adjunto Rodrigo Bastos ressaltou a honra em receber um prédio de tamanha qualidade e lembrou que em tempos passados, seria impensável ter uma unidade no interior do estado com uma estrutura tão ampla e moderna. “O que estamos vivenciando hoje aqui é fruto do amadurecimento institucional, do trabalho que a Polícia Civil vem prestando. Isto reflete a confiança muito grande da sociedade, além da coragem e visão administrativa de cada um que acreditou e batalhou para que este projeto pudesse se tornar uma realidade”, disse Bastos.
A delegada Regional de Tangará da Serra, Alessandrah Marquez também destacou que a inauguração da nova delegacia reflete o compromisso continuo com a proteção e o bem-estar dos cidadãos. “Agradecemos a todos que contribuíram para tornar este projeto uma realidade. Que este novo início seja um passo firme em direção a um futuro mais seguro e próspero para Campo Novo do Parecis e região”, afirmou Alessandrah.
A juíza titular da Vara do Trabalho de Campo Novo do Parecis, Graziele Cabral Braga de Lima, falou sobre a honra de poder da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho poder ter contribuído para estruturação da brinquedoteca na sala de atendimento à mulher da unidade, com a destinação de valores e também de equipamentos que auxiliarão os trabalhos dos servidores.
“Mas que um espaço de recreação, a brinquedoteca é um espaço de acolhimento e humanização, uma vez que essas crianças são muitas vezes testemunhas silenciosas de agressões diárias. Essas crianças que muitas vezes têm que acompanhar suas mães, tias e avós podem, pelo menos naquele momento, se sentirem acolhidas, preservadas com um olhar mais diferente para elas”, disse.
Um homem que descumpriu medidas protetivas de urgência e tentou enforcar a própria mãe foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na quarta-feira (06.11), em ação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá.
A vítima já havia sido agredida anteriormente pelo suspeito, ocasião em que ele foi preso em flagrante.
A idosa requereu as medidas protetivas de urgência contra o filho, que o impediam de se aproximar dela. No entanto, quando o suspeito foi solto, ele retornou à casa da mãe, onde quebrou diversos objetos e ainda tentou enforcá-la com uma camiseta. Não satisfeito, o suspeito se recusava a sair da residência, desferindo constante ameaças contra a vítima.
Diante da situação de violência, os policiais da Delegacia da Mulher de Cuiabá foram acionados e se deslocaram até a residência, onde realizaram a prisão em flagrante do suspeito.
Ele foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, ameaça e violência psicológica, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.