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Cuiabá

Programa tapa-buracos atende 23 bairros de Cuiabá: 14 deles na área central

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Moradores do CPA 1, CPA 2, CPA 3 e CPA 4, bairros Alvorada, Parque Ohara, Dr. Fábio, Despraiado e Coophema, e da região central já contam com a melhoria na trafegabilidade das ruas. No decorrer da semana, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, potencializou as ações para cumprir a meta de tapar os buracos não só na área central, mas também nos bairros. São várias equipes distribuídas na ação com o objetivo de cumprir a meta estabelecida em até 90 dias. Na área central, 14 bairros já foram atendidos e passaram por um pente-fino para verificar se há algum ponto da via que necessita de atenção. No total, 23 bairros já foram beneficiados nas últimas semanas.

“Quero ver os maquinários tomando conta da cidade. O tapa-buracos vai contemplar as ruas e avenidas que carecem desse tipo de atendimento. Estamos trabalhando para, até o final do meu mandato, entregar uma cidade muito melhor do que quando eu assumi. Moradores de muitos bairros que, até então, viviam desacreditados por promessas dos antigos gestores estão vislumbrando outros horizontes com a valorização do seu imóvel, do seu bairro e da sua família, graças aos investimentos que a nossa gestão está fazendo. E posso citar com propriedade o asfalto que lançamos no Jardim Presidente 1, Parque Cuiabá, Jóquei Clube, Vila Rosa e 8 de Abril. Em alguns desses locais, a situação era desafiadora devido ao alto custo na execução da drenagem. Mas penso que, se eu, como pai, gosto do melhor para meus filhos, não é diferente do pai de família que está distante do centro, no bairro sem asfalto. Ele também luta diariamente por melhorias e comemora, vibra, se emociona quando o serviço público chega”, frisou o prefeito Emanuel Pinheiro. Na próxima semana, mais dois bairros receberão investimentos em asfalto.

No bairro Coophema, por exemplo, as ruas Antônio Dorileo, Rua Blumenau e a Travessa Taubaté estão entre as beneficiadas. Nos demais bairros, também foram diversas ruas, algumas com mais, outras com menos buracos, mas a ação foi realizada. “Vamos cumprir com a meta e, decorridos os 90 dias, a população vai poder conferir uma cidade muito diferente do que temos hoje”, disse o vice-prefeito José Roberto Stopa.

A secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, explanou sobre o trabalho de apoio à Secretaria de Obras. “O programa tapa-buracos, que foi lançado há cerca de 30 dias, tem avançado por toda Cuiabá. Essa equipe de apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana veio para contribuir, para retornar à sociedade todo esse trabalho que está sendo feito pela gestão. Estamos em toda a área central. Recentemente, entramos no bairro Araés; terminado o Araés, vamos para a Avenida Coronel Escolástico, Santa Helena e Dom Aquino, fazendo essa parceria nas ações de tapa-buracos com a coordenação do vice-prefeito José Roberto Stopa. E, a cada dia mais, a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, mantemos os esforços para que o trabalho seja executado com qualidade”, explicou Zamproni.

Em toda a área central, já foram atendidos em torno de 14 bairros, e as equipes farão um pente-fino nos próximos dias para verificar algumas adequações que a Águas Cuiabá está realizando para corrigir vazamentos na rede. “Catorze bairros prontos só no Centro, e vamos avançando cada dia mais. Estamos com as ações descentralizadas pelos bairros”, afirmaram os gestores das respectivas pastas de Obras e Mobilidade Urbana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Professores da rede pública municipal de educação participam de oficina sobre cultura indígena

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Professores de Artes da rede pública municipal de educação participam, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da oficina “Cantos da floresta – enveredando-se pelas culturas indígenas brasileiras”. A proposta é estimular os educadores a refletirem sobre o universo indígena, em toda sua diversidade cultural, a partir das músicas indígenas brasileiras. A palestra foi ministrada pela musicista e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras, Magda Pucci.

A regente professora Eliane de Castilho Lírio explicou que a oficina oportuniza aos profissionais uma vivência com as tradições de alguns grupos indígenas de diferentes partes do país como Kambeba, Krenak, Paiter Suruí, Kaingang, Ikolen-Gavião, Xavante, Mbya Guarani, Guarani Kaiowá e povos do Rio Negro. “A proposta é abordar questões como a escuta atenta da diversidade musical desses povos; o contexto histórico e social com alguns costumes, ritos, mitos e brincadeiras; e práticas musicais com diversos cantos, a fim de proporcionar aos professores uma experiência das nossas mais remotas origens, além de também alimentar o professor com sugestões de atividades lúdicas para a inclusão da temática indígena nas unidades educacionais”, disse Eliane de Castilho.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a abertura do evento formativo e destacou a importância da iniciativa. “A Secretaria Municipal de Educação atua para fortalecer o conhecimento em todas as áreas e hoje estamos aqui, os profissionais de arte, nesse momento importante de interação e fortalecimento da prática pedagógica, melhorando suas propostas de trabalho nas unidades educacionais e quem ganha são os estudantes com um ensino de qualidade”, destacou Débora Marques Vilar.

A palestrante Magda Pucci salientou ser fundamental que os professores tenham conhecimento, acesso e uma iniciação sobre a presença e multiplicidade de povos indígenas no Brasil e em Mato Grosso onde existem cerca de 19 povos indígenas. A pesquisadora falou sobre o Parque do Xingu, um dos lugares que considera como um dos mais lindos do país, com uma cultura indígena muito bem preservada e citou o Kuarup, um ritual fúnebre sagrado realizado pelos povos indígenas do Alto Xingu e o Jauari, uma festa de guerra do povo Kalapalo, ente outros.

“Há uma grande dificuldade em incluir esses repertório e conteúdo na sala de aula. Não é só acolher a criança indígena, mas trabalhar artisticamente, historicamente, contextualmente esses vários universos. São 305 povos, mais de 250 línguas em todo o país, imagina essa diversidade. Infelizmente na nossa formação não tivemos isso então, acho importante como professores e educadores, que possamos buscar esse conhecimento. Espero que essa oficina seja um estimulo para os profissionais”, disse Magda Pucci.

A oficina contou com a participação de estudantes da orquestra de flautas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause. O evento foi realizado no último dia 21.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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