Connect with us

Cuiabá

Prefeito recebe visita do ministro da CGU e discute fortalecimento interno do Município junto ao governo federal 

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu a visita do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinicius Mendes de Carvalho, para discutir o fortalecimento interno do município junto ao Governo Federal. O encontro, ocorrido na tarde desta quinta-feira (4), contou com a presença do controlador-geral do município, Hélio Santos Souza.

“Tivemos a honra de receber a visita do ministro da Controladoria Geral da União para falarmos sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na CGU, especialmente no que diz respeito à integridade, transparência, compliance, e uma forma de contribuir e de estimular um fortalecimento efetivo do controle interno dentro dos entes federativos”, explicou o prefeito.

Conforme o gestor, além da troca de ideias e experiências, o encontro serviu para ouvir do controlador-geral da União sobre as principais metas do trabalho realizado no governo federal.

“Estamos avançando bastante nos quesitos da transparência, da integridade e do compliance, isso porque há um grande fortalecimento do controle interno. Com isso, nós conseguimos administrar cada vez mais com segurança e com uma blindagem política e administrativa muito maior. Então, fico muito feliz e honrado em receber essa visita do ministro e toda a sua equipe”, reiterou Emanuel.

Segundo o controlador-geral do município, Hélio Santos, a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a CGU diante do programa ‘Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT)’ foi um dos assuntos discutidos entre o grupo.

“Essa visita do ministro ao município foi muito boa para destacar e falar sobre essa parceria, que tem sido bastante duradoura e muito proveitosa aqui para Cuiabá”, avaliou.

O projeto

O programa ‘Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT)’ é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, cujo objetivo é despertar em estudantes o senso de cidadania, ética, participação e responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações.

As experiências proporcionadas pelo processo de ensino-aprendizagem colaborativo são desenvolvidas em sala de aula ou ambiente virtual de aprendizagem com a participação de um educador, que pode contar com uma capacitação no Programa, em formato EAD (plataforma AVAMEC).

O UPT é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e dispõe de materiais indicados para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). Além disso, há materiais complementares como vídeos, tirinhas e histórias que podem ser usados livremente pelo educador em qualquer fase escolar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora