Enquanto passamos pelo inverno brasileiro, onde os cardigans e trench coats são retirados do closet, a Europa enfrenta uma das épocas mais chamativas do ano, o verão . A sociedade brasiliense, que já é cativa no continente na estação mais quente, já começou a aterrissar no mediterrâneo e rechear as redes sociais com os registros veraneios.
Em conversa com o GPS|Brasília, a advogada Manuella Sena, mestranda em Portugal, compartilhou dicas do que não pode passar batido em uma eurosummer de peso.
“Conheço Portugal desde pequena, mas confesso que antigamente o país não me interessava muito. Preferia ir para a França, Itália, Espanha. Até que, em 2019, me mudei para Lisboa, onde moro até hoje. Foi aí que percebi o quão equivocada eu estava sobre Portugal, que se mostrou ser extraordinário”. Manuella começa a conversa deixando clara a sua paixão pela terra lusitânica.
A advogada confessa que trocou Formentera por Comporta. “Eu amo o verão em Portugal”, compartilha. De acordo com ela, por uma distância de apenas 15 minutos de Lisboa, a Costa da Caparica também tem diversos restaurantes e bares incríveis à beira mar. Bem pertinho de Lisboa também está Cascais, uma cidade super charmosa.
Apesar de ser difícil de realizar essa seleção, Manu listou algumas opções de restaurantes e bares em algumas de suas cidades favoritas. Olha só:
Comporta
“Meu lugar preferido no verão em Portugal é a Comporta, que fica aproximadamente uma hora de Lisboa”, conta a advogada. Por lá, as indicações são JNCQUOI Beach club, Sublime Beach club, Restaurante Sal, Quinta da Comporta — um hotel que recebe turistas para almoço e jantar — e Jacaré Comporta.
Cascais
Uma das mais famosas cidades da região de Lisboa, além de praias lindas, Cascais tem muitas opções de bares e restaurantes. Manuella listou três: Porto Santa Maria, Furnas do Guincho e Mar do Inferno.
Costa Caparica
Também próximo a Lisboa, no município de Almada, a cidade é rica em história e cultura. Ao longo do areal, encontram-se diversos restaurantes, bares e espaços onde se pode saborear a deliciosa culinária, como Princesa, Casa Reia, Irmão e Clássico Beach Blub, indicados por Manuella.
Lisboa
A capital portuguesa, apesar de cada vez mais moderna, ainda é um retrato da nostalgia. Cada bairro traz a sua característica e o deslocamento entre eles é fácil, seja a pé, de metrô, carro, ônibus ou bondinho. Entre os restaurantes e bares, Rocco, Sky Bar, Yakuza, Sud, Ramiro e A Casa do Bacalhau são apenas alguns dos favoritos da advogada.
Viajar por Portugal e não passar pelos famosos pontos turísticos é um desperdício. Entre as tantas possibilidades de passeios pelo país, Manu indica uma parada em Belém para visitar a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos, o museu MAAT e, claro, saborear os famosos Pastéis de Belém. “Acho super legal passear no fim da tarde no bairro chamado Príncipe Real. Tem vários restaurantes e barzinhos”.
“Também acho imperdível tirar um fim de tarde para passear pelas ruelas de Alfama. É um dos bairros mais antigos de Lisboa. Tem Fado (música popular portuguesa) e arte por todo o lado”, indica.
Por fim, também segundo Manuella, vale a pena tirar um dia para conhecer Sintra. “Caso tenha mais tempo, vale a pena também explorar as cidades do surf como Ericeira, Peniche e Nazaré”, conclui.
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.