Connect with us

Cuiabá

Estudantes de dez escolas da rede pública municipal participam de concurso

Publicado

em

Cerca de 300 estudantes do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental de dez (10) unidades da rede pública municipal de ensino de Cuiabá estão participando do Concurso “Páscoa Solidária”. Criado pela Rede Comper de Supermercados, o concurso premia unidades educacionais públicas de Mato Grosso, e de outros três estados, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Santa Catarina.

A proposta é que as escolas usem a criatividade fazendo uma escultura com materiais recicláveis, com potencial para ser reutilizada. O material reciclado deve ser obtido com a ajuda dos estudantes. O tema do concurso este ano é sustentabilidade e futuro, com foco na Páscoa.

Promovido para incentivar crianças de escolas públicas o concurso é também uma ação cultural, social e de educação ambiental.

As escolas estão divididas em três grupos – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal/Santa Catarina. Cada escola recebeu um kit com material de apoio para a confecção das esculturas. A escola vencedora de cada um dos três grupos receberá R$ 10 mil para aquisição de materiais didáticos e realizar melhorias no ambiente escolar.

A coordenadora de Programas e Projetos da Coordenadoria Técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Guimarães falou sobre a iniciativa. “Além da premiação, que deve ser investida na área pedagógica, o concurso promove a conscientização ambiental, agregando valor à formação dos estudantes”, destacou Marcela Guimarães.

A professora Maria Aparecida Martins, responsável pela Biblioteca da unidade, e que está desenvolvendo a atividade com os estudantes, junto com a professora de sala de aula, disse que a expectativa é grande. “Os estudantes participaram desde o inicio trazendo o material reciclável que será utilizado para outras atividades dentro da unidade. A proposta do projeto é contribuir com o meio ambiente e, essa conscientização estamos fazendo com os estudantes”, disse ela.

O período de votação será de 3 a 9 de abril e a divulgação dos ganhadores no dia 11 de abril.

Estão participando do concurso as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Prof. Francisval de Brito, Celina Fialho Bezerra, Prof.ª Elza Luíza Esteves, Prof.ª Joana Dark da Silva, Prof.ª Gracildes Melo Dantas, Prof.ª Guilhermina de Figueiredo, Prof. Filogônio Correa, Prof. Rafael Rueda, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e Cel. Octayde Jorge da Silva.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora