Connect with us

Cuiabá

Em Roma, Márcia Pinheiro apresenta o programa Qualifica Mulher; iniciativa é reconhecida internacionalmente como instrumento para a quebra de ciclos de violência

Publicado

em

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que também é vice-presidente nacional da Associação das Primeiras-damas, apresentou casos de empreendedorismo do programa Qualifica Mulher nesta segunda-feira (1), durante o 1º Fórum Internacional da “Virada Feminina”, realizado em Roma, capital da Itália.

O evento teve o apoio e realização da Associação de Amizade Itália-Brasil, do Consulado-Geral do Brasil na Itália e da “Virada Feminina”, instituição criada por brasileiras para promover projetos de responsabilidade social, empreendedorismo feminino e políticas públicas ecossustentáveis.

O convite para que a iniciativa fosse apresentada internacionalmente foi realizado pelo Consulado-Geral do Brasil, representado pelo embaixador Luiz Cézar Gasser. O tema central do encontro discutiu o empreendedorismo feminino de forma geral.

De acordo com Márcia Pinheiro, o Qualifica Mulher é o maior programa social já realizado em Cuiabá pela sua abrangência socioeconômica, socioassistencial e alcance ao combate à violência doméstica e familiar. Já são mais de oito mil certificações, sendo mais de 85% entregues às mulheres que realizaram mais de 44 cursos em cinco áreas diferentes.

“Esses depoimentos que apresentamos são casos de sucesso de empreendimento. Mulheres que buscaram sua independência financeira, sua reestruturação familiar, principalmente pós-pandemia. E que transformaram uma oportunidade de qualificação gratuita em seu próprio negócio, ao seu sustento familiar e mudança de vida”, destacou.

Em Roma, ela ainda destacou mais uma importante ação da gestão Emanuel Pinheiro, que é o oferecimento de uma linha de financiamento especial para mulheres. O fomento financeiro garantido pelo Cuiabanco já concedeu mais de R$ 1,2 milhão em linhas de crédito, sendo que 65% dos beneficiários são mulheres empreendedoras.

Na prática, dos 250 empréstimos autorizados, 140 foram destinados ao público feminino, o que representa mais de R$ 750 mil destinados às mulheres. Assim como o Qualifica, o Cuiabanco foi um projeto apresentado por Márcia Pinheiro, via seu núcleo de atuação presente na estrutura da administração municipal.

“Quero parabenizar Cuiabá e todos os cidadãos pela excelente palestra da primeira-dama. É uma honra ouvir uma primeira-dama que tem uma preocupação tão grande com a geração de políticas públicas pensando nas demandas das mulheres, das mães e cidadãs de Cuiabá”, disse Marta Lívia, presidente da “Virada Feminina”.

Participam do evento em Roma:

  • Marta Lívia Suplicy, presidente internacional da Virada Feminina;
  • Sandra Pitta, vice-presidente da Virada Feminina e conselheira do Conselho Superior Feminino;
  • Maria Lúcia Cardoso Pinto Amary, deputada estadual por São Paulo;
  • Carolina Rubliauskas, chefe de gabinete da deputada Maria Lúcia;
  • Naura Schneider, atriz, jornalista e diretora da Voglia Produções;
  • Simone Viotto, empresária, CEO da JK Estética Avançada e do Grupo Viotto e conselheira do Confem;
  • Eliana Bruno de Lima e Silva, empresária, escritora e conselheira do Confem;
  • Luciana Oliveira, empresária e embaixadora diplomata americana da ADMIR, CEO das empresas Big Hair Extension e Mega Hair de Sucesso;
  • Fabíola Anselmo Paranhos, primeira-dama de Cascavel e presidente da Associação Nacional das Primeiras-Damas;
  • Mayara Bruno Turquetti, advogada criminalista, empresária e membro do GT de Solidariedade da Virada Feminina;
  • Patrice Tosi, sócia-diretora das Indústrias Tosi, vice-presidente do Sindratar (SP), membro do conselho Abrava e conselheira do Confem.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora