Connect with us

MUNDO

Coreia do Norte: cerca de 100 voos foram afetados por “balões de lixo”

Publicado

em

Coreia do Sul ameaça retaliar vizinhos do Norte após novo ataque com balões de lixo
ESTADÃO CONTEÚDO

Coreia do Sul ameaça retaliar vizinhos do Norte após novo ataque com balões de lixo

Mais de cem voos e cerca de 10.000 passageiros foram impactados na Coreia do Sul devido aos balões cheios de lixo lançados pela Coreia do Norte, informou um deputado sul-coreano na quarta-feira (3). Segundo Jeong Jun-ho, os balões, que Pyongyang enviou desde o final de junho em resposta aos balões de propaganda sul-coreanos, afetaram 115 voos comerciais e causaram inconvenientes significativos.

Os voos com destino ou procedentes do Aeroporto de Incheon, em Seul, foram particularmente afetados em 26 de junho, quando tiveram que ser desviados para o Aeroporto de Cheongju, a três horas de carro.

Pelo menos 15 aviões, incluindo voos de longa distância dos Estados Unidos, foram obrigados a aterrissar lá, resultando em longos atrasos e transferências de passageiros.

Jeong pediu que as autoridades adotem medidas mais rigorosas para impedir que ativistas sul-coreanos enviem balões para o norte, apesar da revogação de uma lei de 2023 que proibia essa prática com base na liberdade de expressão.

O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais alertou que esses balões, carregados de lixo, são considerados uma forma de “terrorismo suave”, refletindo a intensa tensão atual entre as duas Coreias.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora