Connect with us

MATO GROSSO

Crédito da Desenvolve MT ajuda casal a impulsionar sorveteria: “Com esse recurso tivemos força para continuar”

Publicado

em

O nome surgiu de uma brincadeira entre amigos, que combinaram bolo e sorvete para batizar o empreendimento do casal Araújo. No início, eles investiram tudo o que tinham para abrir a tão sonhada empresa, desde a compra dos insumos até a primeira capacitação. E, após um ano de abertura, contaram com a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT para alavancar seu empreendimento.

“Aqui na Bollato, tudo é feito por nós. Quando decidimos abrir o negócio, fomos a São Paulo para aprender a fazer gelato. Nossa produção é totalmente artesanal e natural, produzimos os doces e bolos que são ingredientes dos gelatos. Todos os sabores são criados por nós”, explica Andréa.

A confeitaria sempre foi uma tradição nas famílias dos empreendedores, o que fez com que se interessassem pela produção de gelatos. Assim, uniram suas habilidades na confeitaria e o amor por sorvetes para investir no que sempre gostaram de fazer.

“Queríamos abrir um negócio, mas não sabíamos o que fazer. Percebemos que empreender é mais fácil quando gostamos do que fazemos. Como somos apaixonados por sorvetes e gelatos, buscamos técnicas e nos capacitamos para trabalhar com essa paixão”, comenta a proprietária.

Em fevereiro de 2022, os sócios enfrentaram uma fase de estagnação e optaram por um financiamento com a Desenvolve MT. “Com esse recurso, tivemos força para continuar após nosso primeiro ano e conseguimos garantir a compra dos materiais que são essenciais para a produção dos gelatos” afirma Andréa.

Além disso, o casal pôde investir em uma expansão do cardápio, oferecendo sabores ligados à tradição culinária de Mato Grosso, como sabores de rapadura e banana da terra. Eles dedicam-se pessoalmente à criação dos mais de 100 sabores que a gelateria possui, sempre atentos às preferências e necessidades de seus consumidores. A diversidade de opções inclui gelatos sem lactose e à base de água.

Motivados pelo sucesso do negócio, o casal conta com a Desenvolve MT pela segunda vez, a partir da Linha Invest Mix, com o objetivo de melhorar a estrutura física de sua gelateria, dar mais conforto aos clientes e ter um capital de giro. Essa linha possui crédito de até R$ 1,5 milhão, com taxas de juros de até 1,20% ao mês e bônus de 30% na taxa para pagamento em dia, o que facilita a expansão de empreendimentos.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento, tem como missão apoiar empreendedores como Ricardo e Andréa, que colocam paixão e dedicação em seus negócios. “Estamos à disposição para auxiliar empreendedores a alavancar suas empresas e transformar sonhos em realidade através de recursos financeiros. Acreditamos que cada empreendedor tem o potencial de crescer e contribuir significativamente para a economia regional, e estamos comprometidos a auxiliar nesse processo de desenvolvimento”, afirma Mayran Beckman, presidente da Desenvolve MT.

*Com supervisão de Vitória Kehl.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Procon-MT orienta sobre normas para venda e utilização de fogos de artifício

Publicado

em

Por

Para orientar comerciantes e consumidores, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), esclarece as regras para a venda e utilização de fogos de artifício em Mato Grosso.

Atualmente, duas normas estão em vigor no Estado. A Norma Técnica nº 29/2020, que limita a venda por estabelecimentos exclusivos e autorizados pelo Corpo de Bombeiros; e a Lei Estadual nº 12.155/2023, que trata também da utilização dos fogos de artifício em Mato Grosso.

De acordo com a legislação estadual, é proibida a comercialização, armazenamento, transporte, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso em Mato Grosso.

“A regra vale para todo o Estado e inclui recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e privadas. Entretanto, a norma permite a comercialização e utilização de fogos que produzem apenas efeitos visuais”, salienta a secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz.

Já a Norma Técnica do Corpo de Bombeiros estabelece as condições necessárias para garantir a segurança contra incêndio e pânico em edificações destinadas ao comércio de fogos de artifício no varejo e também nos espetáculos pirotécnicos.

Conforme a norma, só é permitida a venda de fogos de artifício em lojas de um único pavimento e que não tenham mezanino. O uso da edificação deve ser exclusivo para o comércio desse tipo de mercadoria.

Também há uma série de regras para a construção do prédio que abrigará comércio de fogos de artifício, como estrutura, paredes e cobertura (laje) com resistência ao fogo, piso antifaísca e para equipamentos e aparelhos permitidos nesse tipo de estabelecimento. “A intenção é garantir a segurança em caso de incêndio”, alerta a secretária adjunta do Procon Estadual.

O regulamento determina que lojas de fogos de artifício fiquem localizadas no mínimo a 200 metros de locais de reunião de público e edificações e áreas de risco, como postos de combustível, terminais de abastecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) e entre outros estabelecimentos.

“Também são proibidas a venda de fogos de artifício em locais de reunião de pessoas e a céu aberto, como em barracas, estandes em madeira, trailers ou similares”, informa Cristiane Vaz.

Para outras informações, consulte na íntegra a Norma Técnica Nº 29/2020 e a Lei Estadual Nº 12.155/2023.

Dúvidas e reclamações

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência. Também é possível utilizar o PROCON+, que está disponível pelo aplicativo MT Cidadão.

O Procon-MT disponibiliza também o atendimento por WhatsApp pelo número (65) 99228-3098. Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora