Connect with us

Sorriso

Sorriso registra mais de 25% de faltas para consultas pré-operatórias

Publicado

em

Fato ocorreu no último sábado, 25, quando 27 pacientes com consultas pré-operatórias agendadas não compareceram

Vinte e sete faltas. Esse foi o registro de faltas de pacientes no último sábado, 25 de março, quando 100 consultas pré-operatórias para cirurgia geral (hérnia, vesícula e hemorroida) haviam sido agendadas. A informação é da Secretaria de Saúde e Saneamento. Conforme o gestor da pasta, Luis Fábio Marchioro, todos os atendimentos haviam sido agendados e confirmados. “Eram consultas com o médico cirurgião Whesley Carlos Alves Rodrigues Pereira e o anestesista João Parelo Neto; infelizmente, todas essas consultas terão que ser reagendadas e com isso as cirurgias também irão atrasar”, destaca o secretário.

O gestor lembra que no último mutirão para cirurgias ginecológicas, realizado em fevereiro, o fato também foi observado. “Tínhamos 50 pacientes agendadas para a consulta pré-operatória para cirurgia ginecológica e apenas 38 compareceram; todas as pacientes foram avisadas, confirmaram que iriam, foram na Central de Regulação pegar a guia e sem nenhum aviso, simplesmente não compareceram”, detalha a situação. “Há todo um preparo, empenho das equipes para avisar, agendar a própria cirurgia e quando alguém falta sem avisar, simplesmente tira a oportunidade de outra pessoa realizar o procedimento”, reforça.

Cirurgias já realizadas

Mesmo com tantas faltas, de janeiro até o momento o Município já realizou 596 procedimentos cirúrgicos gerais com o investimento de R$ 1.318.632,65. Todos os procedimentos foram adquiridos via Consórcio de Saúde e obedeceram à fila de espera da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos seguindo a ordem da fila e atendendo situações identificadas como de prioridade de casos pelos médicos”, pontua Luis Fábio.

“Nesta semana mesmo estamos com pacientes que estão passando por cirurgias no Hilda Strenger Ribeiro, de Nova Mutum. Todos os procedimentos são 100% custeados pelo Município. Quando é fora de Sorriso, além do procedimento também ofertamos apoio de transporte e hospedagem para pacientes e acompanhantes”, destaca o secretário.

Onde procurar apoio

E como em qualquer outro procedimento da rede pública de saúde do Município, a porta de entrada é sempre a Unidade Básica de Saúde. A partir do atendimento na UBS é que o paciente recebe as orientações médicas, faz os exames necessários e é encaminhado para a cirurgia, caso o médico confirme a necessidade.

“Destacamos que pacientes que estão aguardando esses procedimentos devem ficar atentos aos contatos realizados pela equipe de regulação da Secretaria”, salienta. O secretário explica que como as cirurgias são adquiridas da iniciativa privada, elas estão sendo realizadas de acordo com cronograma próprio de cada unidade hospitalar. “Há procedimentos mais demorados para realização, então tudo precisa passar por planejamento; e, mais uma vez pedimos que quem confirmou compareça ao atendimento”, completa.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Inematt inaugura serviço de hemodiafiltração por alto volume

Publicado

em

Por

O Instituto Nefrológico de Sorriso (Inematt) inaugurou nesta manhã, 7 de novembro, o serviço de hemodiafiltração de alto volume. O método, explica o médico nefrologista Vitor Carlos Souza Vieira, é mais eficiente por ter um filtro maior, o que possibilita a eliminação de mais toxinas do organismo de pessoas em diálise. Inicialmente, cinco pacientes passam a fazer a diálise pelo método, quatro são de Sorriso e um de Itanhangá.

Vieira destaca que a hemodiafiltração de alto volume é o tratamento que mais se aproxima da função fisiológica de um rim normal. “É uma modalidade relativamente nova e vem se destacando por oferecer um aumento significativo na sobrevida dos pacientes renais que fazem hemodiálise; o método também proporciona menos efeitos colaterais do que a diálise comum, reduzindo o surgimento de dores de cabeça, náuseas e astenia durante e após as sessões, e o risco de queda de pressão arterial, diminuindo também o risco de internamento”, frisa.

O procedimento é recomendado principalmente para pessoas que têm maior risco cardiovascular e insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia não controlada, amiloidose e polineuropatia por acúmulo de toxinas urêmicas, instabilidade hemodinâmica durante a diálise, anemia associada à inflamação.

Responsável pelo Instituto em Sorriso, Vieira destaca que a clínica é pioneira no médio norte/norte do Estado no procedimento. “Há dois espaços em Cuiabá que disponibilizam a hemodiafiltração de alto volume, um é o próprio Inematt de Várzea Grande e além disso só encontramos esse tratamento em grandes centros como São Paulo , Rio, Brasília, Curitiba, Porta Alegre, dentre outros; então esse serviço aqui em Sorriso é um grande diferencial para pacientes em diálise”, destaca.

O profisisonal pontua ainda a importância do trabalho desenvolvido pelo prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro para a instalação do Inematt em Sorriso. “Dividimos essa conquista com a sociedade e agradecemos o apoio do prefeito e de toda a equipe para a instalação do Instituto e no avanço desse tratamento”, finaliza.

Hoje, Sorriso tem 36 pacientes em atendimento no Instituto. Além disso, há pacientes de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora