A Polícia Militar de Mato Grosso realizou a formatura do 14º Estágio de Qualificação de Praças, nesta sexta-feira (28.06). Ao todo, 353 policiais militares passaram pela formação.
Durante duas semanas, os militares participaram de instruções sobre Procedimento Operacional Padrão, Direito Penal Militar, Legislação de Trânsito, entre outras disciplinas, visando a atualização de conhecimentos e o aprimoramento de atividades operacionais práticas. O curso foi realizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (Esfap).
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou os alunos formandos e destacou a função do Estágio de Atualização e Qualificação da PMMT como uma ferramenta essencial para que os policiais militares se tornem aptos a assumir novos postos na instituição.
“São pré-requisitos para que esses policiais possam ser promovidos e, neste mês, conseguimos reunir policiais do interior e da Capital, passando por atualizações em diversas disciplinas, com atividades dentro e fora de sala de aula, ajudando no patrulhamento da cidade. Ficamos muito felizes em ver o Governo abrindo as portas para nossos militares que foram bem recepcionados pela primeira-dama, que ofertou esse momento único e especial na vida deles”, disse o coronel.
O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel PM César Roveri, afirmou que essa e todas as capacitações da Polícia Militar também fazem parte dos investimentos realizados pelo Governo do Estado para melhoria e modernização do serviço público.
“A Polícia Militar dá um grande salto de qualidade quando disponibiliza aos nossos profissionais essa oportunidade, motivando e capacitando. Estamos enfrentando uma situação diferente em nosso Estado, onde temos o apoio do Governo e recebemos grandes investimentos, em viaturas, armamentos, treinamentos, capacitações, construção e reformas de unidades. O governador Mauro Mendes realmente se preocupa, se dedica e se esforça muito para que possamos ter melhores condições para atendermos o cidadão”, ressaltou.
A turma teve como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, que esteve presente na solenidade e agradeceu ao convite realizado pela Esfap e Polícia Militar.
“Foi uma surpresa o convite, fiquei muito honrada e emocionada, pois ouvi aqui tantos elogios ao meu trabalho e a minha equipe. Para mim é uma honra enorme, ser madrinha desses homens e mulheres do bem, que saem e deixam a família em casa para cuidarem de todos nós. Esse evento é um pequeno gesto de carinho pelo convite que recebi, mas saibam que vocês merecem muito mais por toda sua dedicação”, afirmou a primeira-dama.
O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz, também esteve presente na formatura e destacou o papel e importância da Polícia Militar dentro da sociedade mato-grossense.
“Quero parabenizar a organização deste evento e a todos os formandos e formandas que buscam um aperfeiçoamento, conhecimento e progressão de carreira. Ser firme, ser altivo, ser resiliente e ao mesmo tempo ter a sensibilidade de entender os problemas do próximo, isso é essencial e que esse exemplo da primeira-dama seja carregado no coração de cada um de vocês. Nunca antes, a população precisou tanto da Polícia Militar e vossas senhorias são cada vez mais relevantes na nossa sociedade”, salientou.
O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Hélio Nishiyama, enfatizou a importância da atuação dos policiais militares do Estado e o papel do Governo nos constantes treinamentos para a instituição.
“A Polícia Militar integra um dos pilares do Estado, que é a Segurança Pública. Em especial, os senhores, que estão literalmente na linha de frente contra a criminalidade, que são os verdadeiros heróis, corajosos. O sucesso da atividade de cada policial na verdade é o sucesso da sociedade. Eu fico muito feliz quando vejo como o Governo do Estado se preocupa em treinar e aperfeiçoar o seu policial”, pontuou o desembargador.
Turma Sargento Odenil Alves Pedroso
A 14º turma de Estágio de Qualificação de Praças recebeu o nome “Sargento Odenil Alves Pedroso” em homenagem ao policial militar assassinado, durante horário de serviço, em Cuiabá, há um mês.
Os familiares do sargento Odenil compareceram à cerimônia e foram homenageados pela primeira-dama, Virgínia Mendes. “Quero dizer à família do Odenil que sentimos muito pela perda, mas saibam que vocês têm aqui um ombro amigo e que estamos à disposição de vocês. Nós honramos e sentimos muito orgulho da farda de vocês”, afirmou a primeira-dama.
Também estiveram presentes na solenidade a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel PM Grasiele Bugalho; o secretário-chefe de Gabinete de Governo, tenente-coronel Jordan Espíndola; o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel PM Héverton Mourett; a comandante-adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o corregedor-geral da PMMT, coronel Fernando Augustinho Oliveira Galindo; o diretor da Agência Central de Inteligência da PMMT, coronel Ronaldo Roque da Silva; o comandante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), tenente-coronel Manoel Bugalho, entre demais autoridades.
A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.
A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.
De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.
Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.