Connect with us

MATO GROSSO

Empresa de telefonia instala totem para atendimento pré-processual no Fórum de Cuiabá

Publicado

em

Sempre trabalhando para agilizar o atendimento e facilitar o acesso à Justiça, o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), firmou um Termo de Cooperação Técnica com a empresa de telefonia Claro S.A., que instalou um totem de atendimento pré-processual na Central de Conciliação, que fica no Fórum de Cuiabá. Todos os tipos de reclamações podem ser resolvidos de forma mais rápida e eficaz por meio do novo modelo de atendimento.
 
O “Totem de Conciliação Claro S.A” está em funcionamento desde meados de junho. O equipamento permite que o cliente busque um acordo antes de ajuizar ação em desfavor da empresa, por meio de uma vídeo-chamada, evitando sobrecarregar ainda mais o Judiciário com processos que podem se arrastar por longos períodos ao invés de serem resolvidos de maneira rápida e eficiente. Negociação de dívida, reclamação de cobrança após cancelamento e queda de sinal são alguns exemplos de problemas que podem ser resolvidos pelo totem.
 
De acordo com o gestor-geral do Nupemec, João Gualberto Nogueira Neto, o Termo de Cooperação demonstra o interesse da empresa em apoiar e fomentar a conciliação. Além disso, os 1.395 novos processos ajuizados contra a empresa nos últimos 12 meses mostram a necessidade de a empresa querer resolver as reclamações antes que cheguem à Justiça.
 
“É um processo de resolução muito síncrono. A Claro está investindo na política de autocomposição, que vem ao encontro da política do Nupemec. Trabalhamos para evitar conflitos e para fomentar as conciliações, os acordos, para que as resoluções aconteçam sem a necessidade de se iniciar um processo judicial”, disse Nogueira Neto.
 
Ele afirmou que os servidores (as) do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) estão instruídos a oferecer o novo serviço, que gera um protocolo autônomo. No entanto, é importante deixar claro que a pessoa pode fazer uma reclamação pré-processual no Cejusc também. Além disso, as ações que já estão ajuizadas podem ser negociadas por meio do totem.
 
A representante da Claro S.A., Bianca Stancato, esteve em Cuiabá para a inauguração do totem. Na ocasião, ela entregou um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em Braille produzido pela Claro ao Tribunal, ao gestor-geral do Nupemec.
 
A distribuição desses exemplares é uma ação de iniciativa das diretorias de Ouvidoria, Experiência do Cliente e Qualidade da Claro, voltada para inclusão e diversidade. O CDC está disponível para o público no TJMT.
 
Participaram da inauguração, além do gestor-geral do Nupemec, a gestora geral do Cejusc do Superendividamento, Rocio Ribas Reis, a gestora-geral do Fórum de Cuiabá, Gicelda Rosa Fernandes da Silva Spínola, e servidores (as) do Cejusc da Capital.
 
Como funciona – O equipamento, custeado pela empresa, é composto por um tablet conectado a um telefone fixo que permite a ligação direta do cliente à Ouvidoria da Claro, por meio de vídeo-chamada, igual as feitas por telefone celular. Para acessar o serviço, basta a pessoa dar dois toques na tela e iniciar a ligação.
 
Então, o (a) atendente Claro toma por termo a reclamação da pessoa, faz a classificação e na medida do possível tenta resolver na hora, ou retorna a ligação com uma proposta, dentro do tempo estipulado pela empresa, muito menor do que se a ação fosse ajuizada.
 
Após a conclusão do atendimento, a Claro enviará uma carta-resposta por e-mail, mensagem SMS ou de WhatsApp. O (a) cliente poderá desistir da conciliação, acionando o Juizado para pleitear uma indenização ou para modificar os termos da conciliação que, quando confirmada pelo usuário do Totem, será sempre homologada por um juiz (a). A Ouvidoria da Claro é responsável por notificar a Central dos Juizados sobre a decisão do (a) cliente.
 
Além de Mato Grosso, o Totem de Conciliação Claro S.A. está em funcionamento em mais oito localidades, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: A imagem mostra o totem, em formato vertical com uma tela digital e um telefone acoplado. O totem está adesivado com a logo da empresa Claro, nas cores vermelho e preto. Acima, colado na parede, está um cartaz com informações sobre o uso do equipamento. Não é possível ler o que está escrito. 
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Matrículas prioritárias para o ano letivo de 2025 na rede estadual começam nesta quarta-feira (13)

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) inicia, nesta quarta-feira (13.11), a solicitação de matrícula web para estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAED) – estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação, e/ou com transtornos do espectro autista.

O período segue até o dia 22 deste mês. As escolas com vagas para alunos PAED estão relacionadas no LINK disponibilizado no site oficial da Seduc.

Com a matrícula prioritária, a Seduc afasta a possibilidade de inexistência de vagas no ano letivo de 2025. Nestes dias definidos, todas as turmas para alunos novos estarão direcionadas para esse grupo, aguardando primeiramente as matrículas dos estudantes da Educação Especial.

Para confirmação da matrícula prioritária, a unidade escolar deverá considerar as informações contidas em, pelo menos, um dos seguintes documentos comprobatórios: plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE), avaliação biopsicossocial da deficiência conforme a Lei nº 13.146/2015, avaliação psicopedagógico ou laudo médico.

Após a matrícula web, os pais ou responsáveis deverão entregar à gestão escolar toda a documentação exigida no período de 06 a 10 de janeiro de 2025. A Seduc alerta que, em caso do não comparecimento na escola, a solicitação poderá ser cancelada.

Para estudantes não PAED, a matrícula web no município de Cuiabá acontecerá de 18 a 22 de novembro. De 19 a 22 de novembro, a matrícula será aberta aos demais municípios mato-grossenses. Já o prazo de apresentação dos documentos à escola e a confirmação da matrícula serão no mesmo período dos alunos PAED, que é de 06 a 10 de janeiro de 2025.

Atualização Cadastral

A Seduc alerta que, antes de solicitar a matrícula web, em todos os casos, pais ou responsáveis deverão fazer a atualização do cadastro de usuário. A atualização começou no dia 21 de outubro e terminará no dia 22 deste mês. Nessa fase de atualização do cadastro, o usuário deverá cadastrar o login e a senha de acesso para solicitar a vaga.

Por fim, no ato da confirmação de matrícula os estudantes maiores de 18 anos, pais ou responsáveis legais por estudantes menores de idade, deverão assinar um Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais, pois, o Termo de Consentimento é condição obrigatória para a efetivação da matrícula.

Cronograma

Atualização de Cadastro: 21 de outubro a 22 de novembro/2024

Matrícula Estudantes PAEDE: 13 a 22 de novembro/2024

Matrícula nas escolas de Cuiabá: 18 a 22 de novembro/2024

Matrícula nos demais municípios: 19 a 22 de novembro/2024

Entrega de documento e confirmação de matrícula: 06 a 10 de janeiro/2025

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora