A abertura da Expo Estudantil 2024 reuniu mais de mil estudantes em busca de orientação para o futuro profissional, nesta quarta-feira (26.06), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento, em parceria com o Sebrae Mato Grosso, segue até esta quinta-feira (27.06) e oferece palestras, exposições de carreiras e discussões sobre empreendedorismo.
Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, agradeceu o apoio dos professores e do Circuito Sebrae de Palestra Estudantil, e destacou a importância do evento para que os estudantes fiquem atentos às oportunidades do mercado de trabalho e aprendam sobre empreendedorismo.
Segundo ele, o projeto de vida contempla uma diversidade de saberes que ajuda os estudantes a conhecerem melhor a si mesmos e o mundo à sua volta. “Sabemos que essa percepção da realidade é fundamental para que os adolescentes se sintam mais preparados ao tomar decisões no futuro, sobretudo os que estão concluindo o Ensino Médio e já estão inscritos no Enem”.
O secretário ainda mencionou que esta parceria com o Sebrae Mato Grosso e outras instituições do Terceiro Setor tem ajudado a impulsionar, discutir o projeto de vida e as habilidades na área do empreendedorismo, além de mostrar aos estudantes as oportunidades do mercado e ajudá-los a tomar decisões.
O gerente de negócios do Sebrae, Sandro Rossi de Carvalho, ressaltou a relevância da Expo Estudantil na vida dos jovens que ainda não definiram sua carreira. Elogiou o quadro de palestrantes, entre eles, Davi Braga, que foi destaque do primeiro dia. Ele começou a empreender aos 13 anos e, agora aos 23 anos, continua expandido sua atuação em marketing.
“Olho para vocês e vejo o futuro de Mato Grosso. Estou olhando futuros engenheiros, médicos, arquitetos, advogados e empreendedores. Aproveitem a oportunidade que estão tendo agora, pois, é uma ação pioneira na educação pública e temos que valorizar muito esta iniciativa”, disse Sandro aos estudantes.
Já a estudante Julia Beatriz Schreiner Lovo, 16 anos, do 3° ano na Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto, compartilhou o desejo de seguir a carreira de jornalismo. Ela ressaltou a importância da Expo Estudantil para ajudar os jovens a decidirem qual caminho profissional seguir.
“Como aluna que está encerrando o ciclo, vem as dúvidas e cobranças. Com as palestras, essa exposição nos ajuda a decidir qual a carreira seguir. Mas, o meu sonho é ir para a área de comunicação, seguir no ramo de jornalismo e quem sabe não ser uma empreendedora nesse setor”, afirmou Julia.
Maria Carolina Rondon é uma das professoras de Julia e que atua com orientação para que os estudantes direcionem seus estudos por áreas de conhecimento conforme o seu Projeto de Vida. A educadora também elogiou a iniciativa do evento, que auxilia os alunos na fase de decisão sobre o futuro profissional.
“Essa exposição com palestras, painéis e várias instituições para dar uma luz a eles sobre o que escolher para a sua vida está sendo muito importante”, pontuou.
Com 207 votos, o promotor de Justiça Rodrigo Fonseca Costa conquistou o primeiro lugar na lista tríplice que será encaminhada ao Governador do Estado para escolha do novo procurador-geral de Justiça (biênio 2025/2027). Na sequência vieram o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, com 70 votos, e o procurador de Justiça José Antonio Borges Pereira, com 65 votos.
O atual corregedor-geral, João Augusto Veras Gadelha, foi reeleito ao cargo com 32 votos obtidos entre os procuradores de Justiça. Foram registrados apenas dois votos em branco.
Já o Conselho Superior do Ministério Público será composto no próximo biênio pelos seguintes procuradores de Justiça: Marcelo Ferra de Carvalho (201 votos), Paulo Roberto Jorge do Prado (167 votos), Adriano Augusto Streicher de Souza (167 votos), Luiz Eduardo Martins Jacob (157), Rosana Marra (153 votos), Antonio Sergio Cordeiro Piedade (151 votos), Flávio Cezar Fachone (136 votos), Elisamara Sigles Vodonos Portela (115 votos) e Roberto Aparecido Turin (105 votos).
Eleições – O encerramento da eleição no MPMT, previsto inicialmente quarta-feira (04), foi antecipado em razão da totalidade de votos. A comissão responsável pela eleição para procurador-geral de Justiça foi presidida pela procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, e contou também com a participação da promotora de Justiça Daniele Crema da Rocha (secretária), e do promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior (membro).
Já a eleição para corregedor e Conselho Superior foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, com a participação dos promotores de Justiça José Mariano de Almeida Neto e Caio Márcio Loureiro.