Connect with us

Cuiabá

Coordenadoria de Atenção Básica da SMS de Cuiabá promove mutirão para detecção de casos de hanseníase

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Atenção Primária (CAP), está promovendo um mutirão de atendimentos para avaliação de contatos e detecção de casos de hanseníase, de 24 a 29 de junho. A ação está sendo realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) do Distrito de Nossa Senhora da Guia, com o objetivo de identificar o maior número possível de casos por meio do exame de contatos de pacientes diagnosticados nos últimos cinco anos na área de atuação da unidade.

Marinete de Oliveira Ribeiro, coordenadora técnica da Regional Rural, explica que o foco principal das ações é o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, visando também a redução proporcional de novos casos da doença com grau 2 de incapacidade física. Além disso, serão realizadas atividades voltadas para os servidores, abordando o enfrentamento da hanseníase, medidas de prevenção do estigma e da discriminação contra os afetados pela doença, além de palestras para a população sobre questões relacionadas à doença.

A avaliação dos contatos de hanseníase é uma estratégia fundamental para o controle da doença, melhorando os resultados de saúde dos pacientes e contribuindo para a saúde pública em geral, destaca a coordenadora.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução lenta, manifestando-se principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos, como lesões na pele e nos nervos periféricos, especialmente em áreas como olhos, mãos e pés. O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, podendo levar a incapacidades físicas e deformidades que afetam a capacidade de trabalho, vida social e causam problemas psicológicos. Essas consequências também contribuem para o estigma e preconceito associados à doença.

A hanseníase é curável, e quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, maior a rapidez da cura. Cuiabá é considerada hiperendêmica para hanseníase, registrando aproximadamente 880 casos, conforme dados da Vigilância Epidemiológica Municipal.

“Somente na Zona Rural de Cuiabá, temos 39 pacientes em tratamento, o que reforça a importância desta ação de busca ativa e avaliação de contatos nas Estratégias de Saúde da Família, especialmente na USF Nossa Senhora da Guia, que já possui 24 pacientes em tratamento da doença”, afirma José Ricardo de Amorim Santana, secretário-adjunto de Atenção Primária da SMS de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora