Connect with us

Cuiabá

Prefeito reforça compromisso com a evolução da capital e destaca ações na saúde e mobilidade urbana

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, durante entrevista na segunda-feira (24), reforçou o compromisso com a melhoria da cidade. Ao longo de mais de sete anos de gestão, citou como um dos grandes feitos a construção e entrega do maior hospital público de Mato Grosso, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho, além da construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Verdão e Jardim Leblon. “O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) é o maior da região, atendendo não só à população da capital, mas também de todo o estado”, reforçou.

No que diz respeito à atenção primária, o gestor lembrou que já reformou e entregou 45 unidades básicas de saúde, 100% climatizadas, incluindo as do Jockey Clube, Santa Terezinha e Iza Picolli, entre outras. Ele lembrou ainda a expansão das equipes de saúde bucal: “De dez equipes no início da gestão, hoje são 53, com previsão de aumento para 88”.

Equipes de Saúde da Família: De 72 equipes no início da gestão, o número chega a 110, com previsão de ampliação a 180. “Trabalhamos para que todas as unidades de saúde consigam atender a 100% da população na atenção primária. E iremos investir cerca de R$ 30 a R$ 35 mil por unidade para ampliar e universalizar a atenção primária e a prevenção à saúde.”

Ainda durante a entrevista, ele destacou a importância da mobilidade urbana e os investimentos em infraestrutura que estão em andamento. O prefeito mencionou que a cidade tem uma malha viária antiga e desestruturada, agravada pelo excesso de chuvas e pela intervenção no ano passado, mas que está trabalhando para solucionar esses problemas. “Foram quase 400 km de asfalto de qualidade com drenagem e calçadas, em bairros como Dr. Fábio, Florianópolis, Colorado, União, Real Parque e Pauliceia, além da entrega de dois importantes viadutos, o Juca do Guaraná e Murilo Domingos.”

Ao ser indagado sobre sua opinião frente à administração do município, Pinheiro disse estar tranquilo de participar e testemunhar a evolução. “Pelo que fiz por Cuiabá nos dois mandatos, sem dúvida, a transformação da capital será cada vez mais evidente. Sinto realização, alegria e felicidade, apesar das injustiças que só o tempo vai reparar. Em um futuro próximo, quando eu for visto como o ex-prefeito de Cuiabá, sem as paixões políticas partidárias, todos poderão olhar para trás e reconhecer que os melhores períodos de Cuiabá foram sob a gestão de Emanuel Pinheiro”, disse.

“Trabalho muito mais para acertar do que errar. Proporcionei momentos de evolução para a cidade e me sinto realizado e grato a Deus. Entregarei muitas obras e deixarei muitas encaminhadas, torcendo para que meu sucessor continue fazendo a cidade crescer e evoluir, tornando-a cada vez melhor para se viver. Vou entregar o Aquário Municipal, a segunda etapa do Mercado do Porto, deixar em pleno andamento as obras do Mercado Municipal, o Contorno Leste, e também cumprir compromissos assumidos com algumas categorias, como os odontólogos”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora