Connect with us

Cuiabá

Equipe gestora convida responsáveis para acompanhar os estudantes durante exames de optometria

Publicado

em

Mães e avós acompanharam na semana passada, os exames de optometria de crianças atendidas pelo Programa Enxergar é Humanizar. A iniciativa da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Novo Colorado não é nova. No ano passado, a equipe gestora já havia feito o convite aos responsáveis, que atenderam prontamente.

“Sentimos uma segurança maior e as crianças sentem mais confiança com a presença dos pais. Acreditamos ser primordial que os pais acompanhassem já que se trata de um exame, para transmitir segurança e tranquilidade para as crianças e também na hora da escolha dos óculos”, explicou a diretora Geiza Lucia de Oliveira.

Edna de Fátima Almeida, avó do João Lucas, do 3º Ano, aprovou a iniciativa. “Excelente, o projeto e o convite feito pela diretora. O João Lucas é muito inteligente, sabe o que quer, mas senti que ele ficou mais confiante por eu estar aqui”, disse Edna que cuida do estudante enquanto a mãe trabalha.

João Lucas ansioso confessou que não vê a hora de ganhar seus novos óculos. “Fiz o exame e fiquei tranquilo. Não tive medo”, disse ele.

Para Gleiziele Dantas as crianças se sentem mais seguras e os pais também. “Achei bem interessante. Foi bom porque eu estando perto ela ficou mais segura na hora de fazer o exame e também de escolher o modelo dos óculos. Trocamos uma ideia e ela ficou feliz”, disse Gleiziele. Com a aprovação da mãe, Sofia Dantas, do 1º Ano, também está ansiosa para receber os novos óculos.

Projeto

O Enxergar é Humanizar é um projeto permanente da Secretaria Municipal de Educação. Após avaliação e monitoramento das aprendizagens, os professores identificam os estudantes que apresentam déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão. Os estudantes passam por exame de optometria que diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.

Desde que foi criado em 2018 pela gestão Emanuel Pinheiro, com o apoio da primeira-dama, Márcia Pinheiro, o Enxergar é Humanizar se tornou um projeto permanente da Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de resgatar um passivo social que afeta o processo de ensino aprendizagem dos estudantes matriculados na rede pública municipal.

Até o ano passado, o Enxergar é Humanizar entregou 1.640 óculos a estudantes que precisam. Os óculos possuem lentes antirreflexo e são entregues de forma gratuita.

Este ano, a previsão é de que sejam realizados 2.207 exames em estudantes do 1º ao 5º Ano das escolas urbanas e do 1º ao 9º Ano das unidades do campo. Neste primeiro semestre estudantes de 40 unidades educacionais já passaram pelo exame.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora