Connect with us

BRASIL

Brasília Design Week 2024: a capital federal no centro das atenções

Publicado

em

Brasília Design Week 2024: a capital federal no centro das atenções
Pedro Reis

Brasília Design Week 2024: a capital federal no centro das atenções

Brasília , reconhecida como “Cidade Criativa do Design” pela Unesco desde 2017, prepara-se para receber a segunda edição da Brasília Design Week (BDW 2024) . Com início em 4 de julho, o evento se estende até agosto, abrangendo uma vasta programação que inclui exposições, workshops, feiras e encontros de negócios, com o objetivo de fomentar o design e a economia criativa local.

O Evento

A abertura oficial da BDW 2024 acontecerá no Museu Nacional da República, com exposições que incluem uma mostra de design brasiliense, um recorte da exposição brasileira apresentada na Semana de Milão e a exposição “Jalapoeira Apurada”, em parceria com o designer Marcelo Rosenbaum.

O evento visa celebrar a criatividade local, além de colocar Brasília no calendário internacional das semanas de design, gerando oportunidades de negócios e estimulando a economia do Distrito Federal. “Brasília inspira e expira criatividade. Não há como andar pela cidade sem se deparar com uma grande obra ou expressão artística. É preciso que nossa cidade abrace o design como caminho para seu desenvolvimento sustentável” , afirma Caetana Franarin, empreendedora e idealizadora do projeto.

Exposições e Atividades

As principais exposições sob a curadoria de Nina Coimbra e Dimitri Lociks estarão localizadas no Mezanino do Museu Nacional da República. Entre elas, destacam-se “Onde o Plano Encontra a Margem” e “Conexão Brasília”, que apresentam a identidade cultural e a produção de design de Brasília.

“A exposição será diversa, sustentável e representativa. Haverá inovação na utilização de matérias-primas e em processos que manifestam a consciência dos desafios ambientais e sociais do Brasil e de Brasília. A Brasília Design Week vai expor a identidade brasiliense no design com todo seu sincretismo e, também, na mistura das culturas populares brasileiras” , explica Nina Coimbra.

Além das exposições, o evento contará com edições especiais das feiras Motim e Limonada Project, além de oficinas e workshops no Planetário de Brasília e no IFB Samambaia. Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas variadas como lambe-lambe, design de sinalização, design de embalagens, madeira plástica, restauro de móveis modernos, grafite e branding na era digital.

Iniciativas Sustentáveis

Um dos temas centrais deste ano é a sustentabilidade. A BDW 2024 buscará a neutralização do carbono e ações de gestão de resíduos sólidos, com o objetivo de obter a certificação internacional “Evento Lixo Zero” do Instituto Lixo Zero. “A exposição será diversa, sustentável e representativa. Haverá inovação na utilização de matérias-primas e em processos que manifestam a consciência dos desafios ambientais e sociais do Brasil e de Brasília” , destaca Nina Coimbra.

Programação das exposições:

  • De 4 de julho a 4 de agosto: Exposições “Onde o Plano Encontra a Margem” e “Conexão Brasília”, no Mezanino do Museu Nacional da República
  • 3 a 7 de julho: Mostra “Jalapoeira Apurada”, anexo do Museu Nacional da República

Programação das principais atividades:

  • 2/7 (17h): Homenagem ao Aniversário de Athos Bulcão, Fundação Athos Bulcão
  • 3/7 (18h): Distribuição do Livro Design em Rede, Mezanino do Museu Nacional da República
  • 4/7 (10h): Talk com Marcelo Rosenbaum, Kubitschek Plaza Hotel
  • 4/7 (18h30): Palestra de Marcelo Rosenbaum, Sebrae Lab
  • 5/7 (16h): Manifesto Design, Arte e Cultura, Cássio Veiga Casa
  • 5/7 (16h às 18h): Talk com Sérgio Matos e Marina Otte, auditório CasaPark
  • 5/7 (19h30): Roda de conversa: Arte e Mulheres, Lounge do Anexo do Museu Nacional da República
  • 6/7 (13h às 22h): Evento Muta, Teatro Nacional
  • 8/7: Encontros de Negócios – Galpão casa em movimento, SIA
  • 9/7 (10h às 18h): Evento Quina + Acervo, Acervo Mobília
  • 9/7 (18h30): Roda de conversa: Design delas com Cláudia El-Moor, Lounge do Anexo do Museu Nacional da República
  • 9 a 12/7: Mostra de Trabalhos no Campo do Design, Anexo do Museu Nacional da República
  • 9 a 19/7: Exposição Traços, Anexo do Museu Nacional da República
  • 10/7: Encontros de Negócios – Lider Interiores, CasaPark
  • 10/7 (16h30): Talk sobre processos criativos e a influência de Athos Bulcão, Fundação Athos Bulcão
  • 10/7 (18h30 às 20h30): Talk Jornada do Design, Lounge do Anexo do Museu Nacional da República
  • 11/7: Encontros de Negócios – Acervo Mobília
  • 13 e 14/7: Feira Motim – Especial BDW 2024, Anexo do Museu Nacional da República
  • 16 a 19/7: Exposição de Trabalho no Campo do Design, Anexo do Museu Nacional da República
  • 18/7 (18h30 às 20h30): Talk Arte Design com Nina Coimbra, Lounge do Anexo do Museu Nacional da República
  • 20 e 21/7: Feira Limonada Project – Especial BDW 2024, área externa do Museu Nacional da República

Programação dos workshops e oficinas:

  • 20/6 (14h às 18h), 21/6 (9h às 18h) e 24/6 (10h às 17h): Workshop: Introdução ao Turismo Regenerativo e Design de Experiências Turísticas, Planetário de Brasília e Alecrim Dreams
  • 5/7 (17h às 19h): Oficina: Mapa Design Brasília – O design e a cidade, Lounge do Anexo do Museu Nacional da República
  • 6/7 (9h30 às 13h) e 9/7 (14h às 17h): Oficina: Lambe-lambe, Planetário de Brasília
  • 6/7 (14h30 às 17h30): Oficina: Design de Embalagens, Planetário de Brasília
  • 7/7 (14h às 18h): Oficina: Grafite, Planetário de Brasília
  • 9/7 (9h às 13h): Oficina: Madeira Plástica, Planetário de Brasília
  • 9/7 (13h às 19h): Oficina: Restauro de Móveis Modernos, IFB Samambaia
  • 9/7 (14h às 17h30): Oficina: Design de Sinalização, Planetário de Brasília
  • 10/7 (14h às 17h): Oficina: Design de Gamificação, Planetário de Brasília
  • 11/7 (9h30 às 12h30): Oficina: Introdução à Serigrafia, Design e Moda, Planetário de Brasília
  • 11/7 (14h30 às 17h30): Oficina: Branding e Design na Era Digital, Planetário de Brasília

The post Brasília Design Week 2024: a capital federal no centro das atenções first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora