Connect with us

Cuiabá

Totalmente reformada, a EMEB Deputado Ulisses Silveira Guimarães é entregue à comunidade e atenderá até 600 alunos

Publicado

em

Com a presença da comunidade, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na noite desta quinta-feira (20), a 29ª obra do seu segundo mandato na pasta da Educação. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Deputado Ulisses Silveira Guimarães, localizada no bairro Ouro Fino, Regional Norte da capital. A unidade escolar tem capacidade para até 600 alunos. Durante o evento Emanuel Pinheiro destacou os avanços na Educação e disse que até o final de seu mandato outras cinco unidades educacional devem ser entregues à população, totalmente reformadas.

“Este é um momento de valorização da educação pública municipal. De valorização das nossas crianças, a causa e a razão de todo o processo de transformação da educação pública de Cuiabá. Nossos filhos, nossos netos, nosso maior patrimônio, precisam ter além de grandes e dedicados profissionais, unidades educacionais dignas. Isso é respeito e amor por nossas crianças e por nossos profissionais, é a sensibilidade de uma gestão que investe no ser humano”, disse Emanuel Pinheiro.

O prefeito lembrou que ao assumir o executivo municipal em 2017, a escola atendia pouco mais de 100 estudantes, numa estrutura precária. “Foi um compromisso que assumi de promover uma reforma completa na EMEB Ulisses Silveira Guimarães, a fim de garantirmos um espaço educacional adequado e, até o final do meu mandato, mais cinco outras unidades, serão entregues à população, totalmente reformadas”, disse Emanuel Pinheiro.

Emanuel Pinheiro destacou alguns dos programas implementados na sua gestão como o Climatizar é Humanizar lembrando que ao assumir a Prefeitura de Cuiabá, somente 17% das 150 unidades da rede pública municipal de educaçao tinham ar condicionado nas salas de aula. Com o Programa Climatizar é Humanizar a rede possui hoje 100% das unidades climatizadas.

O vice-prefeito José Roberto Stopa disse que a grande marca da gestão Emanuel Pinheiro é o legado que irá deixar na Educação. “Quando investimos nas crianças, investimos no futuro das pessoas e promovemos uma grande revolução educacional e assim temos feito. Essa unidade, assim como as outras entregues pela gestão Emanuel Pinheiro não perdem para nenhuma escola particular, do ponto de vista pedagógico e de infraestrutura”, salientou José Roberto Stopa.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou o trabalho desenvolvido pela da equipe gestora e o apoio da comunidade. “Fico feliz quando os pais participam dos nossos eventos. Isso valida o trabalho da equipe gestora e o aprendizado que os estudantes recebem. A gestão Emanuel Pinheiro tem essa prioridade, a qualidade na educação”, disse Edilene Machado.

Emocionada a diretora da EMEB Ulisses Silveira Guimarães, Sandra Aparecida Silva Moraes, ao lado da coordenadora pedagógica, Dulcinea Tomas de Aquino agradeceu aos profissionais, o apoio da comunidade e à gestão. “Hoje temos uma escola totalmente transformada e, com certeza, estaremos entregando resultados educacionais ainda mais significativos”, destacou.

Participaram do evento o secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Wilton Coelho, o vereador Adevair Cabral, lideranças comunitárias, gestores de várias unidades e profissionais da educação.

Reforma geral

As obras na EMEB Ulisses Silveira Guimarães tiveram início em setembro de 2022 e foram executadas com recursos próprios do Município.

A unidade educacional recebeu novas cobertura, forro e instalações elétricas. Os banheiros foram readequados assim como a cozinha, área de serviço e todo o setor administrativo, melhorando a distribuição dos espaços e fluxos.

A antiga torre da caixa d’água foi removida e uma nova e foi edificada, com capacidade para 30 mil litros.

A reforma geral atendeu às normas atuais de acessibilidade com a instalação de rampas, guarda-corpos e corrimãos, piso podotátil, placas de sinalização, banheiros para alunos com necessidades especiais (incluindo espaço para banho), e as normas de prevenção e combate a incêndio e pânico.

A escola ganhou local adequado para lixo, abrigo de gás e um novo estacionamento com nove vagas. No aspecto visual, ganhou um novo pórtico de entrada e paisagismo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Professores da rede pública municipal de educação participam de oficina sobre cultura indígena

Publicado

em

Por

Professores de Artes da rede pública municipal de educação participam, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da oficina “Cantos da floresta – enveredando-se pelas culturas indígenas brasileiras”. A proposta é estimular os educadores a refletirem sobre o universo indígena, em toda sua diversidade cultural, a partir das músicas indígenas brasileiras. A palestra foi ministrada pela musicista e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras, Magda Pucci.

A regente professora Eliane de Castilho Lírio explicou que a oficina oportuniza aos profissionais uma vivência com as tradições de alguns grupos indígenas de diferentes partes do país como Kambeba, Krenak, Paiter Suruí, Kaingang, Ikolen-Gavião, Xavante, Mbya Guarani, Guarani Kaiowá e povos do Rio Negro. “A proposta é abordar questões como a escuta atenta da diversidade musical desses povos; o contexto histórico e social com alguns costumes, ritos, mitos e brincadeiras; e práticas musicais com diversos cantos, a fim de proporcionar aos professores uma experiência das nossas mais remotas origens, além de também alimentar o professor com sugestões de atividades lúdicas para a inclusão da temática indígena nas unidades educacionais”, disse Eliane de Castilho.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a abertura do evento formativo e destacou a importância da iniciativa. “A Secretaria Municipal de Educação atua para fortalecer o conhecimento em todas as áreas e hoje estamos aqui, os profissionais de arte, nesse momento importante de interação e fortalecimento da prática pedagógica, melhorando suas propostas de trabalho nas unidades educacionais e quem ganha são os estudantes com um ensino de qualidade”, destacou Débora Marques Vilar.

A palestrante Magda Pucci salientou ser fundamental que os professores tenham conhecimento, acesso e uma iniciação sobre a presença e multiplicidade de povos indígenas no Brasil e em Mato Grosso onde existem cerca de 19 povos indígenas. A pesquisadora falou sobre o Parque do Xingu, um dos lugares que considera como um dos mais lindos do país, com uma cultura indígena muito bem preservada e citou o Kuarup, um ritual fúnebre sagrado realizado pelos povos indígenas do Alto Xingu e o Jauari, uma festa de guerra do povo Kalapalo, ente outros.

“Há uma grande dificuldade em incluir esses repertório e conteúdo na sala de aula. Não é só acolher a criança indígena, mas trabalhar artisticamente, historicamente, contextualmente esses vários universos. São 305 povos, mais de 250 línguas em todo o país, imagina essa diversidade. Infelizmente na nossa formação não tivemos isso então, acho importante como professores e educadores, que possamos buscar esse conhecimento. Espero que essa oficina seja um estimulo para os profissionais”, disse Magda Pucci.

A oficina contou com a participação de estudantes da orquestra de flautas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause. O evento foi realizado no último dia 21.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora