Na última terça-feira (18), a residência oficial do Embaixador do Peru no Brasil , Rómulo Acurio, foi o cenário de um elegante coquetel para a apresentação da Câmara de Comércio Brasil-Peru (CAMBRAPER). O evento contou com a curadoria gastronômica do renomado chef peruano Marcos Espinoza e sua equipe, que prepararam um sofisticado buffet que encantou os presentes.
Entre as ilustres presenças que abrilhantaram a noite estavam Alan Rick, Senador pelo Acre; Carlos Vieira, Presidente da Caixa Econômica Federal; Paulo Cesar Pagi Chaves, Secretário Executivo da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal; e Juan Djedjeian, Vice-presidente da Inframerica.
Também marcaram presença representantes de entidades importantes como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Fecomercio e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX).
O ponto alto do evento foi o discurso do Embaixador Rómulo Acurio, que destacou a importância crescente das relações econômicas entre o Peru e o Brasil. Ele mencionou o notável crescimento econômico do Peru, que registrou uma taxa positiva de 5.2% em abril deste ano, e enfatizou a necessidade de aumentar os fluxos comerciais, de investimento e de turismo entre os dois países.
O embaixador ressaltou que o Brasil é o principal parceiro comercial do Peru na América Latina e o quarto a nível mundial, atrás apenas da China, Estados Unidos e União Europeia.
Durante o evento, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os objetivos e os próximos passos da Câmara de Comércio Brasil-Peru, que busca promover um intercâmbio econômico sólido e sustentável, facilitando oportunidades de crescimento e desenvolvimento empresarial em ambas as nações.
O presidente da Câmara, Rafael Torres, junto com a vice-presidente Liliam Schiavo e outros diretores, foram apresentados oficialmente aos participantes.
Além das discussões sobre comércio e investimentos, a noite também celebrou a rica cultura e a renomada gastronomia peruana, consolidando ainda mais os laços entre Brasil e Peru. O evento foi um marco na promoção das relações bilaterais, prometendo futuras colaborações e um intercâmbio ainda mais robusto entre os dois países.
Confira quem esteve presente pelas lentes de Vanessa Castro:
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.