Connect with us

Cuiabá

Estudantes da EMEB Dr. Fábio Firmino Leite visitaram a Câmara Municipal de Cuiabá

Publicado

em

Estudantes do 5º Ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dr. Fábio Firmino Leite participaram na ultima quinta-feira (13) de mais uma visita guiada na Câmara Municipal, a última do Projeto Cuiabaninhos deste primeiro semestre. Os 40 estudantes conheceram o Marco Geodésico da América do Sul, na Praça Moreira Cabral e aprenderam sobre o funcionamento da Rosa dos Ventos que circunda o marco. No legislativo municipal visitaram a galeria de fotos e o Plenarinho – Auditório Ana Maria do Couto, onde receberam um café da manhã e aprenderam sobre as funções do vereador (a).

Criado em 2019, o Projeto Cuiabaninhos é uma iniciativa da Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e visa discutir temas ligados à cidadania.

Em 2022 e 2023, o projeto atendeu mais de 700 estudantes da rede pública municipal de educação. Neste primeiro semestre de 2024, participaram do Cuiabaninhos, 168 estudantes de quatro unidades educacionais do Município e, até o final do ano, o total de estudantes deve chegar a 350.

O diretor da EMEB Dr. Fábio Firmino Leite, Benedito Lucialdo Peixoto falou sobre o projeto. “Trazer as crianças dessa faixa etária de 10, 11 anos, é sempre um desafio. É uma descoberta para eles, conhecer a Câmara Municipal. Nunca sabemos se entre eles está algum futuro vereador ou prefeito”.

A estudante do 5º Ano, Gabriele Matos disse que a visita foi especial. “Eu achei muito legal vir aqui, é a minha primeira vez visitando a Câmara. Gostei da palestra, foi muito interessante, está será uma lembrança que vou guardar para a vida toda”, disse ela.

O assessor da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edmilson Marques de Moraes disse que os resultados do Projeto são positivos para a formação integral dos estudantes. “Ao abordar temas como cidadania, o papel dos vereadores, a importância do legislativo municipal na vida das pessoas, o voto, o Projeto desperta nos estudantes do 4º, 5º e 9º Ano o desenvolvimento da criticidade. É um grande aprendizado e a Secretaria Municipal de Educação avalia de forma muito positiva o efeito dessa vivência no processo de ensino e aprendizagem das nossas crianças e jovens”, destacou o assessor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora