Connect with us

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate três incêndios florestais em MT nesta quarta-feira (19)

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado combate três incêndios florestais em Mato Grosso nesta quarta-feira (19.06). As ações envolvem o emprego de 33 militares, sete caminhonetes, quatro barcos, duas pás-carregadeiras, uma motoniveladora e um quadriciclo, além do monitoramento remoto com satélites feito pelo Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá.

Um dos incêndios está localizado no Portão do Inferno, dentro da área federal do Parque Nacional Chapada dos Guimarães. Os outros dois incêndios estão no Pantanal, sendo um na Fazenda Cambarazinho, em Poconé, e o outro no Porto Conceição, em Cáceres, divisa com Poconé.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo.

No Pantanal já está proibido o uso do fogo para manejo e limpeza de áreas na zona rural até 31 de dezembro. Na Amazônia e Cerrado, a proibição começa em 1º de julho e termina em 30 de novembro. Em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante o ano todo. Os bombeiros orientam que a população denuncie qualquer indício de incêndio pelos números 193 ou 190.

Em Chapada dos Guimarães, os Bombeiros prestam apoio aos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) no incêndio dentro da unidade de conservação federal. A equipe foi enviada na tarde desta quarta-feira.

Já nos dois incêndios no Pantanal, os Bombeiros continuam fazendo o combate direto nos pontos onde há acesso e construção de aceiros para impedir o avanço das chamas. No Porto Conceição, os Bombeiros contam com o apoio de brigadistas do ICMbio.

O Batalhão de Emergências Ambientais faz o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado com satélites para orientar as equipes em campo.

Incêndios extintos

O Corpo de Bombeiros já extinguiu um incêndio florestal na região do Lixão, em Chapada dos Guimarães. O incêndio começou na tarde de terça-feira (18.06) e foi considerado extinto na madrugada desta quarta-feira.

Focos de calor

Em Mato Grosso, são 184 focos de calor registrados nesta quarta-feira, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Deste total, 101 focos se concentram na Amazônia, 61 no Cerrado e 22 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil deflagra Operação Cafofo para cumprimento de mandados de prisão

Publicado

em

Por

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).

As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.

Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.

Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.

Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.

A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.

Nome

A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora