Há um ano, o mundo ficava sabendo do desaparecimento do submarino Titan, da OceanGate, que levava cinco tripulantes até os destroços do Titanic. O veículo sumiu no fundo do oceano após uma hora e 45 minutos da expedição. Toda a tripulação morreu durante uma implosão , causada pela força da pressão na estrutura do submersível.
Os primeiros destroços foram encontrados após 80 horas do desaparecimento, quando a reserva de oxigênio do veículo já estava acabando.
Veja as últimas fotos publicadas da tripulação antes da implosão:
Expedição levava cinco pessoas Reprodução: Instagram
Cerca de 80 horas após o desaparecimento foi anunciada a descoberta dos destroços Reprodução: Instagram
A CNN divulgou a última foto de pai e filho que morreram na implosão do submersivel Titan. O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu. Shahzada Dawood, 48, e seu filho Suleman, 19, são vistos pouco antes de embarcarem em 18 de junho. Abbi Jackson/Oceangate
O veículo mergulhando no fundo do mar Reprodução: Instagram
Preparativos para a expedição ao Titanic Reprodução: Instagram
Harding deixando sua assinatura de que participaria da expedição Reprodução: Instagram
Hamish Harding, bilionário presidente da Action Aviation Reprodução: Instagram
Após a confirmação da tragédia, a OceanGate informou que os passageiros do submersível com destino ao Titanic “tristemente se foram”.
“Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam”, diz o texto.
A probabilidade é de que a câmara de fibra de carbono do submarino não tenha aguentado e cedido após tantas viagens.
Os destroços do Titan foram resgatados em 28 de junho e os possíveis restos humanos encontrados entre as partes do submersível foram analisados por investigadores dos Estados Unidos.
Passageiros
O Titan levava uma tripulação formada por cinco pessoas: o empresário britânico Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e o filho Sulaiman Dawood, além do CEO da OceanGate, Stockton Rush.
Eles tinham o objetivo de ver os destroços do Titanic, que afundou no Oceano Atlântico em 1912, após colidir com um iceberg. O navio naufragado fica a 3.800 metros no fundo do Atlântico.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.