A câmera corporal do uniforme de um policial registrou o momento em que ele foi baleado por um adolescente que havia acabado de matar os próprios pais em Tampa, nos Estados Unidos , na noite do último sábado (15).
Christos Alexander Themelis Jr. atirou no pai, Christos Byron Themelis, dentro de casa. A mãe, Rebecca Ann, foi morta no gramado em frente à polícia. O crime aconteceu por volta das 23h, segundo o gabinete do xerife do Condado de Hillsborough.
A polícia foi acionada pela mãe do jovem, que disse “de maneira frenética” que o seu filho havia acabado de disparar contra o marido.
Quando os agentes chegaram e a mãe correu para o gramado da entrada da casa, o filho atirou na parte de trás da sua cabeça e, em seguida, disparou contra os policiais.
Agente ferido
No vídeo da câmera corporal, é possível ouvir um agente dizendo “Pare de pegar na sua cintura!” antes do jovem abrir fogo.
Um dos policiais, o delegado Shane McGough, de 26 anos, levou um tiro na perna. A câmera corporal do uniforme registrou o momento em que ele diz: “fui baleado!”.
Os colegas prestaram socorro na cena do crime, estancando o sangue com um torniquete. Ele foi levado para o hospital logo em seguida.
O jovem também foi baleado no tiroteio. Gravemente ferido, ele rastejou de volta para a casa e morreu em decorrência dos tiros.
O policial ferido passa bem. Ele fez uma cirurgia para remover a bala da perna.
Passagens anteriores
A investigação descobriu, posteriormente, que Themelis Jr. já teve passagens pela polícia e, em uma delas, suas armas foram confiscadas.
“Como ele teve acesso a qualquer tipo de arma de fogo para infligir esse tipo de violência nesta noite?”, questionou o delegado.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.