Connect with us

Cuiabá

Secretaria da Mulher participa do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para Mulher em Brasília

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, participou do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para Mulheres, realizado na última semana em Brasília.

O encontro, promovido pelo Ministério das Mulheres, reuniu mais de 300 gestoras para troca de experiências e boas práticas na crescente área das mulheres nas instituições públicas.

O empoderamento das mulheres na perspectiva institucional foi uma das temáticas abordadas, com o debate de assuntos relacionados à gestão das políticas, intercâmbio de experiências, participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, além do orçamento das políticas para mulheres.

“O desafio aqui é discutir o empoderamento das mulheres. Temos que voltar cheias de poder para o nosso município. Estamos em ano eleitoral. Temos que dizer ao candidato eleito que ele tem de criar a secretaria de mulheres no município, essa tem de ser sua principal pauta”, disse Cida Gonçalves.

A mesa do primeiro dia do Fórum abordou o tema “Ampliando a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão”, com a mediação da secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (SENATP), Carmem Foro.

Segundo a titular da pasta da Mulher, Cely Almeida, a administração do prefeito Emanuel Pinheiro é referência quando o assunto é ‘Mulheres em Cargos de Liderança’, aspecto amplamente debatido em encontros e anseios da causa feminina.

Foram mais de 20 mulheres em cargos de secretária e adjunta desde 2017, sendo que a presença feminina chegou a ser 50% no 1º escalão entre 2020 e 2021.

Cuiabá está à frente de outras capitais e estados brasileiros que direcionam apenas 25% dos cargos de chefia para mulheres. No Governo Federal, nos últimos oito anos, o número foi de pouco mais de 30 mulheres em 188 posições nos ministérios.

“A nossa gestão liderada pelo nosso prefeito e pela primeira-dama Márcia Pinheiro tem essa preocupação de colocar as mulheres em posições de liderança porque ele acredita na competência feminina”, destacou Cely Almeida, secretária da Mulher.

Outros assuntos como orçamento, misoginia, igualdade salarial e violência de gênero permearam os discursos de todas as autoridades presentes, que também destacaram a baixa participação das mulheres em espaços de poder e a violência política que muitas sofrem.

“Quando vamos para fora, é uma oportunidade de verificar se as nossas políticas estão conforme a realidade nacional. Eu fico muito satisfeita porque estamos atendendo à população feminina, principalmente na questão do feminicídio”, pontuou Elis Prates, adjunta da Mulher.

Cuiabá possui ações de referência em todo o país, como o Auxílio aos Órfãos do Feminicídio, o programa de capacitação Qualifica Mulher e o Espaço de Acolhimento da Mulher, que foi o primeiro do Brasil a ser implantado numa unidade de saúde pública.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora