Connect with us

Cuiabá

SMATED oferece palestra sobre educação financeira para produtores rurais da comunidade Mineira no Distrito de Aguaçu

Publicado

em

Os produtores de pequena propriedade da comunidade Mineira, no Distrito de Aguaçu, participaram de uma palestra com ênfase em educação financeira, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED). A ação aconteceu na última quarta-feira (12), em parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi.

O evento contou com a presença do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, e dos técnicos da Diretoria de Agricultura e Abastecimento. A iniciativa reuniu vinte produtores rurais e faz parte das diretrizes do programa Agro da Gente, instituído na gestão Emanuel Pinheiro, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar da baixada cuiabana por meio de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos.

“Atualmente, estamos trabalhando em oito comunidades, oferecendo capacitações e cursos para fomentar ainda mais a agricultura de produtores de pequenas propriedades da baixada cuiabana, e a educação financeira é um dos pilares para alavancar produções e garantir uma fonte de renda segura. Eu sempre digo que um dos grandes propósitos da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é, além de levar o peixe, ensinar a pescar, e é isso que estamos fazendo hoje”, frisou Francisco Vuolo.

A comunidade Mineira tem como ênfase o cultivo de tubérculos como mandioca e batatas, além de alimentos favoráveis ao solo e clima cuiabano, como banana, abacaxi, maracujá, caju, coco, mamão e manga.

“Essa iniciativa de vocês em nos dar essa palestra é muito importante para nos organizarmos nas propriedades, termos conhecimento financeiro e para a gente poupar dinheiro. Às vezes, nem precisamos pegar empréstimo, só precisamos da educação para guardar dinheiro e alcançar nossos objetivos. Então, acho muito importante essa atenção da Prefeitura de Cuiabá”, pontuou Margareth Rodrigues, produtora rural.

A palestra foi conduzida pelas agentes financeiras especialistas em agronegócios do Sicredi. “Agradecemos à Prefeitura de Cuiabá por nos dar essa oportunidade de falar sobre educação financeira. Nós trabalhamos com linhas de crédito, mas principalmente com educação financeira, então convidamos os produtores da baixada cuiabana para participarem das nossas palestras, tanto nos assentamentos quanto nas feiras livres promovidas mensalmente na Praça Alencastro”, finalizou Thayna Negrisoli, gerente de Agro do Sicredi.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora