Connect with us

Cuiabá

SMATED oferece palestra sobre educação financeira para produtores rurais da comunidade Mineira no Distrito de Aguaçu

Publicado

em

Os produtores de pequena propriedade da comunidade Mineira, no Distrito de Aguaçu, participaram de uma palestra com ênfase em educação financeira, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED). A ação aconteceu na última quarta-feira (12), em parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi.

O evento contou com a presença do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, e dos técnicos da Diretoria de Agricultura e Abastecimento. A iniciativa reuniu vinte produtores rurais e faz parte das diretrizes do programa Agro da Gente, instituído na gestão Emanuel Pinheiro, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar da baixada cuiabana por meio de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos.

“Atualmente, estamos trabalhando em oito comunidades, oferecendo capacitações e cursos para fomentar ainda mais a agricultura de produtores de pequenas propriedades da baixada cuiabana, e a educação financeira é um dos pilares para alavancar produções e garantir uma fonte de renda segura. Eu sempre digo que um dos grandes propósitos da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é, além de levar o peixe, ensinar a pescar, e é isso que estamos fazendo hoje”, frisou Francisco Vuolo.

A comunidade Mineira tem como ênfase o cultivo de tubérculos como mandioca e batatas, além de alimentos favoráveis ao solo e clima cuiabano, como banana, abacaxi, maracujá, caju, coco, mamão e manga.

“Essa iniciativa de vocês em nos dar essa palestra é muito importante para nos organizarmos nas propriedades, termos conhecimento financeiro e para a gente poupar dinheiro. Às vezes, nem precisamos pegar empréstimo, só precisamos da educação para guardar dinheiro e alcançar nossos objetivos. Então, acho muito importante essa atenção da Prefeitura de Cuiabá”, pontuou Margareth Rodrigues, produtora rural.

A palestra foi conduzida pelas agentes financeiras especialistas em agronegócios do Sicredi. “Agradecemos à Prefeitura de Cuiabá por nos dar essa oportunidade de falar sobre educação financeira. Nós trabalhamos com linhas de crédito, mas principalmente com educação financeira, então convidamos os produtores da baixada cuiabana para participarem das nossas palestras, tanto nos assentamentos quanto nas feiras livres promovidas mensalmente na Praça Alencastro”, finalizou Thayna Negrisoli, gerente de Agro do Sicredi.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora