A intenção, frisa o sargento BM Luciano Gonçalo Barros Moraes, é ofertar uma oportunidade para que as crianças desenvolvam habilidades como trabalho em equipe, liderança e disciplina. “Ao longo da edição trabalhamos várias situações que exigem cooperação, respeito mútuo e resiliência; nosso objetivo é fortalecer físico/mente e trabalhar com as crianças a importância do respeito, da ética, da empatia, e o campo de instrução é uma experiência valiosa nesse sentido”, explica o sargento.
Para os pais que estão preocupados, G. Barros, salienta que tudo será conduzido por uma equipe de militares em conjunto com entidades que atuam como parcerias. “O acampamento já é tradicional, como o ápice de cada edição, é para fechar com chave de ouro para as crianças e temos uma equipe grande, do Quartel, contamos com o apoio da Assistência Social e também de entidades parceiras, em nenhum momento as crianças ficam sozinhas, estão sempre sob supervisão de adultos”, reforça.
Durante as manhãs de 14 sábados, a criançada participou de muita aula teórica e prática com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, nós e amarrações, sexualidade, educação ambiental, consumo racional de energia elétrica, boas maneiras, educação para o trânsito, entre outras temáticas.
“Crianças são dedicadas, comprometidas, elas sonham com viatura, com o caminhão de resgate e esse sonho precisa ser alimentado de forma correta; nós ficamos muito felizes em fazer parte desses sonhos”, destaca a madrinha do projeto, a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.
Formatura
E na segunda-feira, dia 17, será realizada a formatura dos 105 alunos do PSBF. O evento será às 19 horas no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), local em que também foi realizada a aula inaugural do projeto.