Hoje começa o ITF Sand Series Brasília Classic 2024 , um dos principais torneios de Beach Tennis do mundo, que conta com o apoio máster da Secretaria de Esporte e Lazer do GDF. Nesta quinta-feira (13), na Arena BRB, tiveram início as disputas da primeira rodada das chaves principais masculina e feminina, com transmissão ao vivo pelo Programa PlayBT no YouTube, na quadra central e quadra 1.
O torneio vai até sábado e distribuirá uma premiação total de US$ 50 mil e 600 pontos no ranking mundial da ITF (Federação Internacional de Tênis). O evento de Brasília é um dos quatro ITF Sand Series Classic do calendário mundial, considerados os Grand Slam do Beach Tennis. O título “Classic” foi dado aos eventos inaugurais do ITF Sand Series e Brasília foi a primeira cidade no mundo a receber um torneio desse porte a partir de 2021.
Os brasileiros estão entre os favoritos, com destaque para Rafaella Miiller e André Baran, atuais campeões e que defendem o título nesta edição.
A paranaense e sua parceira, a venezuelana Patty Diaz, são as cabeças de chave 1 do torneio. Sophia Chow, Vitória Marchezini, Marcela Vita, Julia Nogueira e Isadora Simões completam a lista de brasileiras favoritas no torneio.
No ano passado, Baran foi campeão ao lado do russo Nikita Burmakin. Este ano jogará com o italiano Michele Cappelletti. O catarinense chega embalado para defender o título. “Eu já tive a felicidade de ser campeão aqui em Brasília no ano passado e sei a importância desta etapa e do calor e carinho do seu público. Eu e Cappelletti estamos muito focados e determinados em fazer uma grande competição para quem sabe conquistar nosso terceiro título consecutivo na temporada”, disse Baran.
No masculino, além de Baran, o Brasil tem como destaques Hugo Russo, Fabricio Neis, Allan Oliveira, Leonardo Branco, Giovanni Cariani e Daniel Mola.
Definidos os campeões do ITF BT50
Na noite desta terça-feira (11) foram conhecidos os campeões do ITF BT50, na Arena BRB, com premiação total de US$ 50 mil e pontos no ranking da ITF.
Na decisão masculina, o título ficou com o italiano Edoardo Ponti e o espanhol Gerard Querol, que venceram os brasileiros Pedro Mattos e Vitor Mattos, por 7/6 6/0. Na final 100% nacional no feminino, Beatriz Valério e Laura Amorim venceram Andrea do Valle e Letícia Cunha, por 4/6 6/3 10-7.
O ITF Sand Series Brasília Classic 2024 está sendo realizado na Arena BRB, localizada ao lado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, numa área de 12 mil metros quadrados. O espaço conta com oito quadras com arquibancadas cobertas, sendo que a quadra central terá 1.500 lugares, áreas de relacionamento, área reservada para atletas amadores, profissionais e imprensa e estrutura de transmissão internacional.
Além do Boulevard Monumental com 800 metros quadrados cobertos, praça de alimentação, estandes, ativações palcos, área de convivência, uma praia artificial com pedalinhos para o público, e estacionamento privativo.
Confira a programação prévia:
Profissional 13 a 15/06 – ITF Sand Series Brasília Classic – Chave Principal 16/06 – ITF BT10
O ITF Sand Series Brasília Classic 2024 tem o apoio máster da Secretaria de Esporte e Lazer do GDF, com o patrocínio da Alto Giro, SESC Fecomércio e o apoio do Banco BRB, Meliá Brasil XXI, Porsche, Eurobike, Nox, Talk e Lessence. O Evento é realizado pela Federação Brasiliense de Tênis, com a chancela da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Federação Internacional de Tênis (ITF).
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.