O primeiro retrato oficial do rei britânico Charles III foi vandalizado por ativistas das causas animais nesta terça-feira (11), na galeria Philip Mould & Co, em Londres , na Inglaterra.
No lugar da cabeça do monarca, o grupo coloca uma ilustração de Wallace e Gromit, dois personagens populares de uma animação britânica. “Sem queijo, Gromit. Observa toda essa crueldade nas fazendas da RSPCA”, diz o cartaz.
A sigla RSPCA se refere à Real Sociedade para Proteção dos Animais. A instituição foi fundada em 1824 e mantém mais de 170 abrigos para animais no Reino Unido. Segundo os ativistas, há casos de crueldade animal nas fazendas credenciadas pela instituição, como porcos e galinhas mortos.
“Como o rei Charles é um grande fã de Wallace e Gromit, não poderíamos pensar em uma maneira melhor de chamar sua atenção para as cenas horríveis nas fazendas asseguradas pela RSPCA”, disse Daniel Juniper, do movimento Animal Rising, em comunicado.
“Mesmo que esperemos que isto seja divertido para Vossa Majestade, também pedimos que ele reconsidere seriamente se deseja ser associado ao terrível sofrimento nas fazendas”, acrescentou o ativista.
“Criar debate”
Segundo Daniel Juniper, o objetivo do vandalismo é “criar um debate” sobre o tema. “O objetivo é criar um debate público e se comunicar diretamente com o Rei, com a RSPCA e com a população. Mas estamos lidando bem com o fato de irmos para a cadeia, pois acreditamos que é uma questão importante”, afirmou o ativista ao jornal Daily Mail.
Daniel e outro integrante do movimento foram retirados do Philip Mould & Co por seguranças, mas não foram presos por autoridades britânicas. Segundo a imprensa britânica, a obra não foi danificada, já que há um vidro de proteção para a tela.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.