O Ponto de Inclusão Digital do Poder Judiciário de Mato Grosso inaugurado nessa segunda-feira (10 de junho) no município de Campos de Júlio (554 km a oeste de Cuiabá) já teve procura por atendimento no dia da inauguração.
De acordo com o juiz Ricardo Garcia Maziero, da Comarca de Comodoro, a qual o PID está vinculado, já no dia da inauguração vieram pessoas interessadas em receber atendimento sobre suas demandas judiciais.
“Hoje mesmo já teve pessoas querendo fazer o atendimento lá, pesquisar o processo. A pessoa vai ser incluída mesmo no Poder Judiciário, como o nome diz, imprimir informações do processo, passar para a pessoa. Nessa região há muitos moradores humildes, que não conseguem entrar em uma audiência pelo celular, não tem veículo para a pessoa vir até o fórum de Comodoro. Com essa implementação vai ser excelente para a sociedade”, enfatiza o magistrado.
O PID fica dentro da Prefeitura Municipal de Campos de Júlio, em uma parceria com o Poder Executivo, que concordou com a ideia desde o início, destinou uma servidora municipal, equipamentos como computador e impressora, para fazer os atendimentos, além de placa e sinalização do ponto.
Na solenidade de inauguração, participaram o prefeito municipal, Irineu Parmeggiani, o presidente da Câmara Municipal, Alex dos Santos Araújo, autoridades da Polícia Civil, Polícia Militar e equipe da prefeitura.
Para o prefeito, a parceria é muito bem-sucedida e demonstra a colaboração entre o Poder Executivo municipal e o Poder Judiciário para beneficiar os cidadãos.
“A instalação do Ponto de Inclusão Digital é um grande avanço, pois o município está localizado a mais de 70 km do fórum da comarca. O ponto digital vai facilitar para as pessoas que não têm acesso a aparelhos digitais, como celulares e computadores, ou que, mesmo tendo um aparelho, não têm internet. A prefeitura vê esse serviço como essencial para promover a inclusão digital e melhorar o acesso aos serviços judiciais para todos os cidadãos de Campos de Júlio”, ressaltou.
O PID de Campos de Júlio funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, em parceria com a Prefeitura Municipal, na Rua Marechal Cândido Rondon, n° 289 E, Centro. O telefone para contato é (65) 3387-2823.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto horizontal colorida de uma parede com um quadro do PID, com a imagem de uma pessoa digitando em um teclado do computador e a legenda PID Aqui tem Ponto de Inclusão Digital, com os logos do CNJ, Prefeitura de Campos de Júlio e Poder Judiciário. Imagem 2: foto vertical colorida do prefeito Irineu e do juiz Ricardo em frente ao PID. Eles estão em pé, em frente ao portão onde há uma placa escrito PID aqui tem Ponto de Inclusão Digital e a imagem de uma pessoa digitando em um teclado de computador. Atrás do portão há grama, uma árvore e pessoas na porta.
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT