Connect with us

POLÍCIA

Operação Virtude promove ações preventivas e repressivas no combate a delitos contra a pessoa idosa em MT

Publicado

em

A Polícia Civil de Mato Grosso participa da Operação Nacional Virtude, deflagrada na segunda-feira (10.06), em todo o país, visando o combate à violência contra a pessoa idosa.

Até o dia 12 de julho, serão intensificadas as atividades preventivas, educativas e orientativas, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, e efetuados os cumprimentos de mandados judiciais e averiguações de denúncias.

A operação nacional tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de proteger a pessoa idosa, denunciando toda forma de negligência, maus-tratos, abandono, violência financeira que são praticados, na maior parte das vezes, por parentes próximos da vítima.

Em Cuiabá, a Polícia Civil conta a com a Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), situada na avenida Dante Martins de Oliveira, no bairro Planalto, para denúncias de maus-tratos e outros crimes contra idosos. Os telefones são (65) 3613-8940 e 98173-0594.

As denúncias de violência contra a pessoa idosa também podem ser feitas em qualquer Delegacia de Polícia Civil, na Delegacia Virtual, por meio do 197, da Polícia Civil, ou Disque Nacional 100.

Estatística

No Brasil, foram registradas em 2023, mais de 5,3 mil denúncias de crimes contra idosos; 11,5 mil vítimas foram atendidas, mais de 1 mil suspeitos conduzidos a delegacias, 6,6 mil boletins de ocorrência registrados e 200 pessoas presas.

Virtude

A palavra virtude foi escolhida por ser uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo em praticar o bem, característica considerada correta, ética e desejável.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

PRF apreende 217 cigarros eletrônicos em Rondonópolis – MT

Publicado

em

Por

Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).

Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).

Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.

Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.

Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora