Connect with us

MATO GROSSO

Defesa Civil do Estado promove cursos de voluntário e radiocomunicação em desastres em Rondonópolis

Publicado

em

A Defesa Civil de Mato Grosso promove, nos dias 18 e 20 de junho, os cursos de radiocomunicação em desastres e de voluntário de proteção e defesa civil no município de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá). As capacitações são gratuitas e abertas à população.

As atividades fazem parte da Semana de Ações de Proteção e Defesa Civil realizada no município.

“O objetivo é promover atividades de prevenção, por meio do mapeamento de áreas de risco de desastres no município, e ações de preparação da população em geral para auxiliar a Defesa Civil e a Coordenadoria Municipal nas ações locais”, explicou o superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz.

O primeiro curso, de radiocomunicação em desastres, será realizado no auditório da Prefeitura, na terça-feira (18), das 8h às 18h.

A capacitação envolve aspectos técnicos e operacionais da comunicação em desastres, como noções básicas de proteção e defesa civil, aspectos legais da criação da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), legislação específica, técnica e ética profissional, e noções sobre o uso da REER e da rede de comunicação.

Os participantes também terão aulas sobre os equipamentos utilizados para a radiocomunicação, código Q, propagação eletromagnética e espectro de frequência, SSTV e confecção de antena e repetidora móvel.

Já o curso de voluntários de proteção e defesa civil será realizado na quinta-feira (20), também no auditório da Prefeitura, das 8h às 18h.

No treinamento, os voluntários irão aprender legislação básica sobre Proteção e Defesa Civil, noções de primeiros socorros e de prevenção e combate à incêndio, ferramentas de envio de alertas, atuação de voluntários, além de técnicas para construção de abrigos temporários.

Mapeamento de áreas de risco

Além dos cursos gratuitos, a Defesa Civil do Estado também irá realizar, a partir de segunda-feira (17), o mapeamento de áreas de risco de desastres no município, como locais suscetíveis a alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terras.

A atividade envolve mapeamento topográfico e de vulnerabilidade, com objetivo de identificar as características físicas da região, bem como a exposição e a capacidade de resposta do município em caso de desastres.

“O mapeamento das áreas de risco é fundamental para que o município possa adotar medidas preventivas e elaborar o plano de resposta para caso ocorra alguma emergência”, ressaltou o superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz.

Serviço
Curso gratuito de radiocomunicação em desastres

Data: 18 de junho
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da Prefeitura de Rondonópolis (Av. Duque de Caxias, n. 1000 – Vila Aurora)
Inscreva-se aqui

Curso gratuito de voluntário de proteção e defesa civil
Data: 20 de junho
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da Prefeitura de Rondonópolis
Inscreva-se aqui

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora