A Escola Superior de Formação de Praças (Esfap) da Polícia Militar de Mato Grosso realizou a aula inaugural do 14º Estágio de Qualificação de Praças, nesta segunda-feira (10.06). A solenidade foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral e contou com a presença dos 355 militares que fazem parte desta turma.
O estágio ocorre até o dia 28 de junho e conta com a presença de policiais militares de todos os Comandos Regionais da instituição, divididos em três níveis de curso, sendo estes: Estágio de Atualização de Sargentos (EAS), Estágio de Qualificação de Sargentos (EQS) e Estágio de Qualificação de Cabos (EQC).
No período, os militares passam por instruções de Procedimento Operacional Padrão, Direito Penal Militar, Legislação de Trânsito, dentre outras disciplinas para a atualização de conhecimentos. Além disso, os policiais também realizam atividades operacionais práticas, na Região Metropolitana do Estado.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou a importância do curso de capacitação para os militares desempenharem as atividades dentro da corporação.
“Além de um grande encontro de colegas, esse estágio proporciona uma aproximação dos militares, que buscam uma nova etapa de desenvolvimento pessoal e profissional. O resultado disso se volta para uma melhora da prestação do serviço dentro da instituição e também para todos os cidadãos do nosso Estado”, enfatizou.
O comandante da Esfap, tenente-coronel Victor Lúcio do Prado, afirmou que o estágio é a etapa principal para que os policiais se tornem aptos para alcançarem as promoções da carreira militar.
“É sempre um momento importante, onde nossos dedicados profissionais de segurança retornam ao ambiente acadêmico com o objetivo de aprimorarem suas habilidades. O curso é voltado especificamente para essa atualização de conhecimentos, antes dos militares desempenharem suas novas atribuições com os novos postos de graduação dentro da instituição”, explicou.
Os alunos do estágio terão como base de qualificação o novo Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP-PMMT), lançado durante a solenidade, na manhã desta segunda-feira (10).
O manual está em sua segunda edição, revisado e atualizado com conhecimentos sobre atendimento pré-hospitalar, abordagens a pessoas com deficiência, necessidades especiais e transgêneros, gerenciamento de crises e atendimentos de ocorrências em ambientes rurais e também de grande público, entre outros.
“Essa é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das atividades da instituição, uma vez que uniformiza processos, com passo a passo de uma operação para que qualquer policial militar possa realizar as ações, assegurando a qualidade consistente aos serviços ofertados para a população”, pontuou o comandante-geral da PMMT, coronel Mendes.
Um idoso procurado por estupro de vulnerável, foi preso pela Polícia Civil, na terça-feira (19.11), na zona rural do município de Nova Xavantina, em cumprimento de mandado de prisão.
O foragido de 69 anos teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, após investigação da Delegacia de Nova Xavantina para apurar o crime cometido de 2019.
Conforme a mãe da criança, o suspeito conviveu com ela e as filhas por cerca de 6 anos. A familía residia no bairro Tonetto, e certo dia ao acordar, ela percebeu que o marido não estava na casa do casal.
Ao chamar por ele, o suspeito saiu de dentro do quarto das crianças. Ao conversar com a filha, a menina acabou revelando que havia sido abusada sexualmente pelo homem.
No decorrer do inquérito, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado, que acabou sendo preso na terça-feira (19), na zona rural de Nova Xavantina.