A polícia da Flórida, nos Estados Unidos, divulgou um vídeo do momento em que um atirador “sniper” de elite atirou em um assaltante de banco. O chocante das filmagens é que a bala atravessa um computador e passa entre dois reféns antes de atingir e matar o suspeito. (Veja o vídeo abaixo)
O assalto ocorreu em 6 de fevereiro, mas as filmagens foram liberadas agora. No vídeo, um homem de 36 anos tentou assaltar um Banco da América em Fort Myers e fez dois reféns em um escritório depois que a polícia se aproximou dele.
O suspeito, que afirmou aos policiais estar armado com uma bomba, usou os reféns como escudos humanos enquanto um negociador tentava persuadi-lo a se render. No entanto, ele subitamente pegou um dos reféns em um mata-leão e colocou uma faca em sua garganta, forçando os policiais a agir rapidamente.
As imagens divulgadas pelo Escritório do Xerife do Condado de Lee mostram os oficiais do SWAT posicionados do lado de fora das portas do banco, enquanto um atirador de elite preparava seu rifle apoiado no ombro de outro oficial.
O atirador mirou no suspeito, que estava parcialmente oculto atrás de um monitor de computador na sala.
“Continue conversando comigo, quero saber o que está passando pela sua cabeça agora”, disse o negociador.
Pouco depois, o atirador disparou e um tiro foi ouvido.
A bala atravessou o monitor do computador dentro do escritório do banco, atingindo o suspeito e levando-o a cair no chão. Os reféns aproveitaram a oportunidade para se afastar em busca de segurança.
Os policiais invadiram o escritório, lançando granadas de luz para garantir a segurança dos reféns e neutralizar o suspeito.
“Essas posições de tiro são rotineiramente treinadas por atiradores de elite para incidentes críticos como este”, explicou o tenente Todd Olmer do Escritório do Xerife do Condado de Lee ao lado do vídeo, descrevendo a precisão do tiro.
“Devido à exposição limitada do suspeito, o atirador fez um tiro planejado e deliberado através de um monitor de computador, atingindo o suspeito no centro da testa, matando-o instantaneamente. Atirar através de barreiras é uma habilidade treinada e praticada rotineiramente pela unidade de operações especiais de atiradores do Escritório do Xerife do Condado de Lee”, continuou Olmer.
“A bala de calibre .308 usada é especificamente selecionada devido à sua confiabilidade balística conhecida ao atravessar barreiras intermediárias”, finalizou.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.