O Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar realizou, nesta sexta-feira (07.06), a formatura de 18 alunos que participaram do 1º Curso de Operações Fluviais da unidade. A especialização é voltada para qualificação de técnicas de policiamento em operações aquáticas e contou com a participação de militares de Mato Grosso e dos Estados do Acre e Roraima.
Durante seis semanas, os alunos passaram por 415 horas aulas de conhecimentos práticos e teóricos em: Legislação Ambiental, Hidrografia de Mato Grosso, Natação, Mergulho, Salvamento Aquático, Manutenção de Motor de Popa, Patrulhamento Tático Fluvial e Patrulhamento Rural, entre outras atividades relacionadas.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou todos os formandos, que passaram por 45 dias de treinamento intensivo. O coronel Mendes ainda destacou a importância de mais um novo curso de qualificação, formando policiais para atuarem em atividades específicas.
“Temos a honra de formar 18 militares, que ficaram 45 dias longe de seus familiares, em dias de muito esforço e muito treinamento. Não foi um curso fácil, foi uma novidade dentro da instituição e isso se torna muito importante, pois esses militares retornam a seus lares e unidades com muito conhecimento adquirido e prontos para o combate contra os crimes ambientais, protegendo nossa terra e nossa sociedade”, ressaltou o comandante-geral.
O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, explica que o curso tem extrema importância para os policiais militares uma vez que Mato Grosso possui uma vasta bacia hidrográfica, composta por cerca de 130 rios, além de lagos e lagoas de grandes extensões.
“Os rios que atravessam nosso Estado não são apenas vias de navegação, mas também preservam e sustentam grande biodiversidade e atividades de desenvolvimento econômico. Ao fim deste curso, nossos alunos sairão preparados para protegerem esse espaço do meio ambiente e seus arredores”, completou o tenente-coronel.
Também estiveram presentes na solenidade, o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira; o corregedor-geral da PMMT, coronel Fernando Augustinho Oliveira Galindo; o comandante do Comando de Policiamento Especializado da PMMT, coronel André Avelino Neto; o comandante do 1º Comando Regional (Cuiabá), coronel Wankley Corrêa Rodrigues; o comandante do Gefron, tenente-coronel Manoel Bugalho Neto; o subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Ortiz, entre demais autoridades.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.