Atenção, estudantes/atletas e técnicos! A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), abre nesta quarta-feira (05) as inscrições para a concessão do Programa Atleta do Futuro. O edital oferece cerca de 229 bolsas aos estudantes-atletas do Desporto de Rendimento do Município, divididos nas categorias Bolsa Nacional, Bolsa Estadual e Bolsa Talento, disponível aos estudantes que competiram em jogos no ano base de 2023.
O edital traz novidades este ano com a inclusão do Programa Bolsa Técnico, que contempla também os profissionais que atuam como agente transformador no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades das modalidades esportivas do Município. Serão disponibilizadas 40 bolsas de suporte financeiro aos selecionados, que visam garantir mais conhecimento aos atletas e potencializar os resultados durante as competições.
Serão 800 mil reais disponibilizados para o programa, sendo 200 mil de emenda parlamentar do vereador celso Kozack através de emenda impositiva.
As inscrições seguem até o dia 15 de junho. O solicitante deverá preencher o formulário disponível no site da Prefeitura de Sorriso, através do link https://forms.gle/hoT3CYWkM9u1DPfs9. Após a confirmação de envio do formulário, o solicitante deverá aguardar avaliação da comissão de análise de mérito.
Dentre os requisitos exigidos para pleitear o recurso, o estudante/atleta deverá ter:
– Entre 11 e 24 anos;
– Ser atleta do Município;
– Ter sido aprovado no período escolar de 2023;
– Estar regularmente matriculado e frequentando instituição de ensino no ano letivo de 2024;
– Ser praticante de uma das modalidades ofertadas nos Jogos Escolares Brasileiro;
– Jogos Estudantis Mato-grossenses; Campeonato Estadual da Federação ou Campeonato Brasileiro da Confederação da respectiva modalidade.
– Mais informações de requisitos necessários no item 4. do edital.
O coordenador do Departamento, Renato Ferreira, ressalta que os programas são ações de políticas públicas municipais essenciais para a manutenção de adolescentes e jovens em programas de treinamento, de desenvolvimento esportivo e de formação de atletas amadores e/ou profissionais. Segundo ele, a introdução da Bolsa Técnico para treinadores reconhece e valoriza todos os agentes envolvidos e destaca o papel vital na formação esportiva local.
“Nos últimos cinco anos, mais de 1,5 milhão de reais foram disponibilizados, beneficiando mais de 1.650 estudantes atletas. E esse ano o programa Atleta do Futuro traz algumas novidades, como acréscimos de valores por categorias de auxílio, a idade de contemplação, inclusive, atletas em estágio de ensino universitário e a inclusão do Bolsa técnico”, destacou.
O Programa Atleta do Futuro que está na 16ª edição e é concedida em diferentes categorias, que variam de acordo com o desempenho e resultados obtidos pelos atletas que visa garantir uma ajuda de custo para impulsionar a descoberta de novos talentos promovendo a diversidade e a inclusão no esporte, garantir o aprimoramento dos programas municipais de incentivo ao esporte. O programa é uma ação de política pública municipal, que utiliza o repasse de recursos financeiros em forma de ajuda de custo para a manutenção do esporte nas categorias de base.
A publicação do resultado preliminar será no dia 21/06/2024 e o solicitante tem até o dia 21/06 a 23/06 para interpor recurso. A Semel divulgará o resultado final no dia 25/06 e, posteriormente, entrará em contato com os contemplados para assinatura do termo de adesão ao programa, que será feito por agendamento.
“São 16 anos de programa, em que muitos jovens talentos esportivos foram contemplados e revelados, se tornando atletas amadores ou profissionais referências em diversas modalidades”, finaliza o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.
Mais informações na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pelo telefone 3545-4703.