Connect with us

Sorriso

Prefeitura abre inscrições para projetos culturais do setor musical

Publicado

em

As inscrições deverão ser protocoladas das 07 às 17 horas, do dia 06 ao 21 de junho de 2024 no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude

A música permeia a vida humana desde tempos remotos. A ciência já comprovou os incontáveis benefícios que ela exerce nos seres vivos, melhorando nossa saúde física, emocional, cognitiva, social e psicológica. E quem não gosta de uma música boa, não é?

Portanto, se você é artista, com cadastro ativo na Câmara Temática Setorial da Música, fique atento porque a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), abriu as inscrições do edital de seleção de projetos culturais nº 001/2024: “Sorriso Musical 2024”. A iniciativa que busca incentivar e valorizar os artistas locais está inserida no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), cujos recursos são financiados pelo Fundo Municipal de Cultura de Sorriso.

Conforme prevê o edital, publicado no Jornal Oficial Eletrônicos dos Municípios que circulou nesta terça-feira (4), serão selecionados 32 projetos culturais da câmara temática setorial de música, totalizando um investimento de R$ 105 mil.

Para o Secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernandes, o edital “Sorriso Musical” representa um ganho para todos, ao passo que incentiva os artistas locais e, ao mesmo tempo, promove entretenimento para s sociedade de modo em geral.

“A contrapartida para os artistas é de que se disponham a fazer uma apresentação musical presencial, de no mínimo 1h30 de duração, a serem realizadas em praças, parques, ou ainda, em eventos de interesse públicos promovidos pela Administração Municipal”, assinala.

Quem pode participar deste edital?

Podem participar deste edital músicos com evidenciada atuação artística no seu segmento e estilo musical, reconhecida pela população nos últimos 2 (dois) anos na cidade de Sorriso. Além disso, é obrigatório estar em dia com o Cadastro Cultural do Município (CCM).

Para participar como, Pessoa Física (CPF), o proponente tem que estar regularmente cadastrado no CCM, disponível no site da Prefeitura Municipal de Sorriso através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCALqOZ-0MQFoq3__jNEn10mJ_wfolVUIdhT-x7x2ek_qhvw/viewform

Para participar como entidade, Pessoa Jurídica (CNPJ), de direito privado, de natureza cultural, com fins lucrativos (microempreendedor individual, microempresa, empresário individual) o proponente tem que estar regularmente cadastrado no CCM disponível no site da Prefeitura através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenugsrLU2lb6HcF6j2c0qHrBBIMD-XhIAFEwIDbDZbbYwdLw/viewform

Também é necessário no ato da inscrição que o interessado anexe o comprovante de realização do Cadastro Cultural do Município atualizado o qual é enviado para o e-mail cadastrado pelo produtor cultural ou entidade cultural.

O edital completo assim como os anexos estão disponíveis no link: https://site.sorriso.mt.gov.br/transparencia?c=Publicacao_Transparencia_view&f=1219

Comissão de Análise Técnica

A comissão de análise técnica, responsável por analisar a parte documental e habilitação dos projetos culturais, foi publicado no jornal eletrônico que circulou na segunda-feira (03). Os integrantes da comissão são; Francisco Guimarães Ferreira Cordeiro, José Antônio de Paula Ferreira e Maiara Parisoto, todos ligados a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude de Sorriso.

Incumbências da comissão

I – Acompanhar todo o processo de inscrição;

II – Conferir os documentos em todas as etapas no período de inscrições, emitindo parecer técnico direcionado à Comissão de Avaliação e Seleção responsável pela análise de mérito e seleção das propostas de projetos habilitados pela Comissão Técnica, que serão beneficiadas com recurso financeiro;

III – Receber relatório de projetos selecionados, assim como dos projetos inaptos, da Comissão de Avaliação e Seleção e encaminhar para publicação;

IV – Dar publicidade conforme normas contidas em Edital específico.

IV – Deliberar sobre os casos omissos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Inematt inaugura serviço de hemodiafiltração por alto volume

Publicado

em

Por

O Instituto Nefrológico de Sorriso (Inematt) inaugurou nesta manhã, 7 de novembro, o serviço de hemodiafiltração de alto volume. O método, explica o médico nefrologista Vitor Carlos Souza Vieira, é mais eficiente por ter um filtro maior, o que possibilita a eliminação de mais toxinas do organismo de pessoas em diálise. Inicialmente, cinco pacientes passam a fazer a diálise pelo método, quatro são de Sorriso e um de Itanhangá.

Vieira destaca que a hemodiafiltração de alto volume é o tratamento que mais se aproxima da função fisiológica de um rim normal. “É uma modalidade relativamente nova e vem se destacando por oferecer um aumento significativo na sobrevida dos pacientes renais que fazem hemodiálise; o método também proporciona menos efeitos colaterais do que a diálise comum, reduzindo o surgimento de dores de cabeça, náuseas e astenia durante e após as sessões, e o risco de queda de pressão arterial, diminuindo também o risco de internamento”, frisa.

O procedimento é recomendado principalmente para pessoas que têm maior risco cardiovascular e insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia não controlada, amiloidose e polineuropatia por acúmulo de toxinas urêmicas, instabilidade hemodinâmica durante a diálise, anemia associada à inflamação.

Responsável pelo Instituto em Sorriso, Vieira destaca que a clínica é pioneira no médio norte/norte do Estado no procedimento. “Há dois espaços em Cuiabá que disponibilizam a hemodiafiltração de alto volume, um é o próprio Inematt de Várzea Grande e além disso só encontramos esse tratamento em grandes centros como São Paulo , Rio, Brasília, Curitiba, Porta Alegre, dentre outros; então esse serviço aqui em Sorriso é um grande diferencial para pacientes em diálise”, destaca.

O profisisonal pontua ainda a importância do trabalho desenvolvido pelo prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro para a instalação do Inematt em Sorriso. “Dividimos essa conquista com a sociedade e agradecemos o apoio do prefeito e de toda a equipe para a instalação do Instituto e no avanço desse tratamento”, finaliza.

Hoje, Sorriso tem 36 pacientes em atendimento no Instituto. Além disso, há pacientes de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora