Connect with us

Lucas do Rio Verde

2º Encontro das Cooperativas Escolares é realizado em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

A manhã desta quinta-feira (06) foi muito proveitosa para os alunos que participam das cooperativas escolares em Lucas do Rio Verde, já que o 2º Encontro das Cooperativas Escolares de Mato Grosso foi realizado na sede da Sicredi Ouro Verde, na cidade luverdense.

Este ano estiveram presentes 187 associados das cooperativas escolares de Lucas do Rio Verde, sendo elas: a Coração Valente (Escola São Cristóvão), Coopereça (Escola Eça de Queirós), Cecicoop (Escola Cecília Meireles) e Olavocooper (Escola Olavo Bilac). Além delas, uma nova escola aderiu as cooperativas escolares, e também esteve presente nesta edição, sendo a Escola Fredolino Vieira Barros, da comunidade de Groslândia.

O Prefeito de Lucas do Rio Verde Miguel Vaz que participou da atividade, acredita que todos os pontos apresentados durante o 2º Encontro sejam eficazes na construção da vida das crianças, principalmente dentro de casa e na sociedade.

“O trabalho do dia de hoje fala de integração e sem dúvida é muito rica, principalmente pela troca de experiência e da vivência de cooperação de cada equipe, que une a sinergia, para que todos melhorem o aprendizado na vida, dentro de casa, com os amigos, dentro da sala de aula e consiga viver os princípios da cooperativa, além do crescimento dentro da sociedade”, pontua prefeito Miguel Vaz.

Durante o encontro, os alunos vivenciaram na prática os princípios da cooperativa, entre eles destacou-se o 6º, que é a cooperação entre as cooperativas, abordando o trabalho de interação em nível local, fortalecendo o movimento cooperativista.

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação.

“Um dos nossos objetivos é gerar um ambiente de coletividade e ajuda entre os associados das cooperativas escolares, além de desenvolver os sete princípios que são: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade”, explica secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Lucas do Rio Verde é a única cidade de Mato Grosso que possui o programa Cooperativas Escolares, sendo todas da rede municipal de ensino. A iniciativa é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura e Sicredi Ouro Verde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Mais de 470 animais foram microchipados em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Desde setembro deste ano, mais de 470 animais já foram microchipados em Lucas do Rio Verde. O serviço oferecido gratuitamente para cães e gatos atendidos na Unidade Permanente de Castração – UPC, passa a ser ofertado a toda cidade.

O pequeno dispositivo de identificação eletrônica é implantado sob a pele e é praticamente indolor, como se fosse uma vacina. O chip permite que o tutor seja localizado em caso de perda ou abandono.

“Mais um passo importante estamos dando nessa nobre frente que é a causa animal. A microchipagem eh uma ferramenta fundamental para avançarmos na luta contra o abandono, além de outros benefícios, como a redução de pets perdidos e informações do animal”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

A microchipagem passou a ser obrigatória em Lucas do Rio Verde, por meio da Lei nº 3.716, de setembro de 2024 e tem como slogan de campanha “Cuidado Inteligente”. O chip implantado no cão ou gato, contém informações como o telefone de contato do tutor e endereço, além da raça do pet, nome, idade e se ele tem algum tipo de doença ou usa medicação específica (em caso de doença).

Inicialmente a UPC estava realizando a microchipagem nos cães e gatos que já estavam agendados para a castração na unidade. Desde a abertura da UPC, o número de animais já castrados pela Prefeitura chega a mais de 3.290 cães e gatos, entre fêmeas e machos.

Cadastro para microchipagem
Inicialmente, apenas os cães e gatos da UPC estão sendo atendidos. A partir do dia 22 de novembro, a ação será estendida para todas as pessoas, mediante ao cadastro prévio. O atendimento será toda sexta-feira, na UPC.

Para tanto é necessário realizar um cadastramento no seguinte endereço eletrônico: https://www.animalltag.net/

O cadastramento é simples e contém dados sobre o tutor, o animal e foto do cão ou gato.

Mais informações ou dúvidas entre em contato no 65 3549 -7197 ou 3549 -7172.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora