Connect with us

Diamantino

Diamantino participa pelo segundo ano consecutivo da FIT Pantanal 2024

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participou pelo 2° ano consecutivo da Feira Internacional de Turismo do Pantanal. O evento neste ano foi realizado de 30 de maio a 02 de junho, na capital do Estado de Mato Grosso e que em sua edição anterior atraiu mais de 100 mil visitantes.

De acordo com a pasta, a feira promove e valoriza o potencial turístico do Estado a nível nacional e internacional. O momento em que o setor está voltado para Mato Grosso e se tornou uma oportunidade para expor as potencialidades de Diamantino para milhares de visitantes e corporações.

Na edição de 2024, a Secretaria de Cultura e Turismo apresentou a maquete em 3D do Projeto (RE)VIVA! Diamantino, uma iniciativa de revitalização do centro histórico do município. Onde cinco edifícios e a praça central serão restaurados, sendo eles: Casa do Sabor, Casa do Cerrado, Biblioteca Parque, Casa Dos Viajantes e Casa Velha Guarda.

A secretária da pasta, Raquel Pinho, destacou a importância do projeto para o município que atua na preservação, valorização e resgate dos espaços históricos do município e a oportunidade de apresentar a iniciativa na maior feira de turismo do Centro Oeste.

“O projeto investe na reestruturação do centro histórico, impulsionando a economia local através do resgate da nossa história. A feira é uma oportunidade de levar todo o nosso potencial onde Diamantino recebe a atenção a nível nacional e internacional ao participar da FIT Pantanal.”

Além dos estandes, o evento também promove a comercialização de produtos e serviços turísticos e neste ano a Fundação Cultura de Diamantino levou para feira, os produtos artesanais confeccionados a mão pelos artesãos e artistas locais.

O representante da fundação, Flávio Vinícius, contou como foi o preparo para participar do evento e a emoção de expor os produtos confeccionados pelos artesãos.

“Estamos desde o início do ano confeccionando produtos artesanais para expor na feira e com o apoio dos artesãos locais, levamos diversas peças que contam a história de Diamantino como é o caso do nosso Licor de Leite que é servido nas tradicionais festas religiosas.”

Ele ainda completou: “É uma emoção muito grande de reconhecimento, ver que nossa arte está sendo exibida e comprada por pessoas de todo o lugar.”

Participaram também, o coordenador municipal de Turismo, Sidney Cerdeira, e o coordenador municipal de Cultura, Agliuço Santos.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora