A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados recebeu, na quarta-feira (6), uma audiência pública para discutir a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará as cidades de Brasília (DF) e Luziânia (GO).
Durante o encontro, engenheiros da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) apresentaram detalhes do projeto, cujos custos estimados giram em torno de R$ 500 milhões.
Segundo o engenheiro André Jóia, responsável pela apresentação do estudo, a precária conservação dos trilhos que conectam as duas cidades atualmente não atende plenamente as condições necessárias para operação de passageiros. A informação é do Correio Braziliense .
“Consideramos, hoje, ociosa. A grade de interesse do passageiro são os horários de pico e, se for assim, não teríamos conflito com a circulação de trens de carga, mas é necessário uma infraestrutura melhor”, explicou.
Durante a exposição, André Jóia também destacou a proposta de integração do VLT com o Metrô-DF , quando destacou a capacidade de transporte do sistema.
“Entendemos que pela capacidade de transporte, estamos propondo no estudo de operação em uma composição de 1, 2 mil passageiros, em dois VLTs acoplados. Para se deslocar ao Plano Piloto, poderia ser feita uma composição com o metrô, ou com a estação terminal na Rodoferroviária”, afirmou.
Entenda
O projeto prevê a circulação de 10 VLTs, com velocidade máxima de 80 km/h e tempo de parada nas estações de 0,5 minutos. O horário de operação seria das 5h20 às 21h, com um intervalo de 35 minutos entre cada VLT durante o horário de pico. A capacidade máxima de pessoas por hora seria de 2.240, com um total de 24.640 passageiros por dia.
Outro engenheiro da CBTU, Daniel Freitas apresentou projeções mais otimistas para o tempo de percurso.
“Em um cenário um pouco mais otimista, poderíamos conseguir do Jardim Ingá até a Rodoferroviária, um tempo de percurso de 72 minutos. Já de Valparaíso até a Rodoferroviária, de 50 minutos”, acrescentou.
O estudo também apontou que a tarifa do VLT seria de R$ 6, com os maiores custos sendo relacionados à compra dos trens, uma vez que já existe uma estrutura pré-existente nos locais.
A CBTU é a responsável pela administração dos sistemas ferroviários de passageiros em João Pessoa, Maceió, Natal e Recife.
O documento com as informações será encaminhado aos governos do Estado de Goiás e do Distrito Federal para análise e possível implementação do projeto.
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.