Connect with us

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro participa da despedida do ‘Zé Gotinha’ e vacinação de crianças em CMEI

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira, participou da cerimônia simbólica que marcou a despedida do personagem ‘Zé Gotinha’ das campanhas de vacinação contra a poliomielite, direcionadas para crianças de 1 a menores de 5 anos. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (5), na CMEI Governador José Garcia Neto, na região do Coxipó. Na ocasião, as crianças da creche receberam a gotinha, com autorização dos pais.

O chefe do executivo destacou a importância da vacinação e a participação das famílias nesse cuidado. Além disso, garantiu que Cuiabá está entre as capitais do Brasil que mais investem em cobertura vacinal.

“Eu peço a ajuda de todos vocês para acabar com esse preconceito; vamos proteger nossas crianças. No próximo sábado (8), teremos o Dia D da campanha contra a poliomielite, e todas as unidades estarão abertas das 08h às 16h”, assegurou o gestor.

O prefeito frisou ainda que depois do Dia D, a campanha continua e todas as unidades básicas continuarão realizando a imunização. E aproveitou para se despedir da figura emblemática que sempre foi o ‘Zé Gotinha’ nas campanhas de vacinação em geral. “Desde criança, convivemos com a imagem do Zé Gotinha como símbolo da vacinação. Daqui para frente, a dose passa a ser injetável, mas com a mesma segurança e garantia de proteção de sempre”, finalizou Emanuel.

Segundo o secretário de Saúde, Deiver Teixeira, no ano passado, a cobertura vacinal chegou somente a 70%. Neste ano, a campanha foi intensificada com o objetivo de aumentar a procura pela dose e alcançar 95% das 44 mil crianças que devem ser vacinadas no município.

“Estamos trabalhando de todas as formas para incentivar os pais, especialmente a participarem desse momento. Temos uma baixa quantidade de vacinação, uma realidade que vem se estendendo já há alguns anos, e precisamos chegar pelo menos a 95% de crianças vacinadas. Isso é importante para que possamos mais uma vez erradicar esse vírus. Precisamos de um esforço conjunto para avançar com essa cobertura”, disse Deiver.

Mayara Silva, mãe do pequeno Maximus, de 10 meses, que recebeu a gotinha pelas mãos do prefeito, falou sobre a importância e a conscientização dos pais nesse cuidado com os filhos. “Nós, pais, temos a obrigação de cuidar da saúde e do bem-estar de nossos filhos, e a vacinação é uma forma de protegê-los. A poliomielite, por exemplo, é uma doença muito grave que pode levar à paralisia infantil, e por isso faço questão de manter todas as vacinas dele em dia”, disse a genitora.

Valéria, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explica que a vacina injetável ou intramuscular é conhecida pela sigla VIP e é a versão inativada do vírus da poliomielite, o vírus “morto”, enquanto a vacina em gotinhas é representada pelas VOP ou vacina oral contra a poliomielite, e contém o vírus atenuado, ou seja, ainda “vivo”, porém enfraquecido.

“A campanha será indiscriminada, ou seja, mesmo se já tomou a dose da VOP e a vacinação está em dia, é indicado que refaça a dose”, explicou a coordenadora.

DIA D

O Dia D da campanha acontecerá no próximo sábado (08). Todas as unidades básicas de saúde estarão abertas das 08h às 16h, sem pausa para o almoço. Todas as crianças de 1 a menores de 5 anos devem ser vacinadas. As unidades também estarão realizando a atualização da caderneta vacinal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora