Connect with us

BRASIL

Foto de Sebastião Salgado integra lista do The New York Times

Publicado

em

Foto de Sebastião Salgado integra lista do The New York Times
ESTADÃO CONTEÚDO

Foto de Sebastião Salgado integra lista do The New York Times

O fotógrafo mineiro Sebastião Salgado integra a lista do The New York Times de 25 imagens que definiram a modernidade desde 1955. A foto Serra Pelada, tirada durante expedição do fotógrafo por garimpos do estado do Pará, aparece junto a imagens como a do monge Thich Quang Ð?c, que ateou fogo em si mesmo em um protesto, de Malcolm Browne, e a icônica imagem de Che Guevara de Alberto Korda, que viria a estampar camisetas ao redor do mundo.

“Um dos aspectos mais marcantes das fotografias de Sebastião Salgado de uma mina de ouro a céu aberto no Brasil é a escala”, lê-se na publicação. “Vários milhares de homens – os seus corpos curvados e frágeis – são transformados em miniatura contra o pano de fundo de um enorme buraco na terra.”

Os críticos destacam, ainda, que o horizonte da serra não foi privilegiado na imagem: o recorte para trabalhadores na mina é o que garante o seu impacto. Ao ser publicada no The New York Times em 1987, a foto chamou a atenção do mundo para a situação do garimpo e do trabalho exploratório na busca por ouro em terras brasileiras, que persistia ainda no século 20.

Rebatendo os comentários de que suas fotos promoveriam uma espécie de ‘estética da miséria’, Sebastião Salgado respondeu ao mesmo jornal: “ Eu vim do terceiro mundo. Quando nasci, o Brasil era um país em desenvolvimento. As fotos que tirei, tirei do meu lado, do meu mundo, de onde venho. A falha que meus críticos têm, eu não tenho. É o sentimento de culpa .”

A foto data de 1986, quando o fotógrafo brasileiro conseguiu autorização do governo militar para realizar registros das atividades em torno da mina – descoberta em 1979, na região da Amazônia paraense, na atual cidade de Curionópolis -, onde milhares de trabalhadores competiam para extrair grandes quantidades de ouro.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora